Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura debate patrimônio audiovisual e radiofônico

Seminário convidou especialistas no CCBB

Sem Censura

No AR em 28/11/2018 - 17:30

O Sem Censura desta quarta-feira, 28 de novembro é um especial gravado no dia 13 de novembro, no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro.  Dona de um vasto acervo histórico, a EBC - Empresa Brasil de Comunicação promoveu o seminário “Memória, Identidade e Futuro” para discutir a preservação do patrimônio radiofônico e audiovisual.

Durante o evento, a empresa anunciou a formalização de acordo de cooperação técnica e operacional com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para revitalizar o acervo da empresa, que engloba a TV Brasil e as Rádios MEC e Nacional. 

O acervo da EBC conta com quase 1,4 milhão de documentos audiovisuais, textuais, fonográficos e fotográficos. As origens do acervo remontam à primeira emissora radiofônica do Brasil - a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atual Rádio MEC -, à Rádio Nacional do Rio de Janeiro, fundada em 1936, à TV Educativa do Rio de Janeiro (TVE) e à Radiobrás, de 1975.  Participam do programa Marcos Tavolari, Adauto Candido Soares, Hernani Heffner e Rita Marques.

Seminário “Memória, Identidade e Futuro”
Seminário “Memória, Identidade e Futuro” - Fernando Frazão/Agência Brasil

Marcos Tavolari é Secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual do Ministério da Cultura. Ele fala sobre a difusão de acervos audiovisuais e seus aspectos jurídicos.  Adauto Candido Soares é coordenador de comunicação e informação da Unesco. Ele explica a importância da preservação audiovisual para a memória do mundo. Hernani Heffner é membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA, curador e diretor da cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio. Ele fala sobre o futuro dos acervos audiovisuais. Rita Marques é membro do Conselho Executivo da Federação Internacional dos Arquivos de TV - FIAT. Ela fala sobre a preservação e a valorização da memória audiovisual das TVs no mundo e a importância do acervo da EBC na história da comunicação pública brasileira. 
 

Memória da EBC
Memória da EBC - Fernando Frazão/Agência Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/11/2018 - 12:40

Últimas

O que vem por aí