Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura exalta a moda que vem da favela 

Programa discute padrão estético e representação de jovens negros 

Sem Censura

No AR em 17/01/2020 - 18:00

O Sem Censura descortina a indústria da moda nos territórios periféricos.

O programa recebe o diretor do premiado longa-metragem Favela é moda, o realizador Emílio Domingos e o criador da Agência Jacaré Moda, Julio Cesar Lima.

Na conversa, os convidados falam sobre o padrão estético estabelecido pela mídia e pela moda — nichos majoritariamente ocupados por modelos da cor branca, altos e magros, e que passa longe do perfil do brasileiro. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nossa população é formada por pessoas pretas e pardas, as chamadas negras.

O diretor de cinema e antropólogo Emílio Domingos comenta suas últimas produções que encerram uma trilogia com o documentário Favela é moda. Ganhador do prêmio de Melhor Longa Documentário pelo voto popular no Festival do Rio, no fim de 2019, o filme destaca as expressões corporais de jovens periféricos que se entrelaçam a temas como sociabilidade e pertencimento.  

Criador da agência de modelos que agencia Raquel Félix e serviu de base para o filme de Emílio Domingos, Julio Lima relembra profissionais descobertos pela agencia da favela e conta como incentiva jovens que sonham em viver da moda.

Cena do premiado documentário "Favela é moda" discute representatividade do negro e das periferias na moda
Cena do premiado documentário "Favela é moda". Filme discute representatividade do negro e das periferias - Francisco Proner/ Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/01/2020 - 17:35

Últimas

O que vem por aí