Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe a evolução do coronavírus no Brasil

Coordenador do InfoGripe explica como a doença está disseminada

Sem Censura

No AR em 06/04/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial Coronavírus começa mais uma semana com informações atualizadas da pandemia que mudou o mundo.

Nesta segunda-feira (06), vamos conversar com o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coordenador do sistema InfoGripe, Marcelo Gomes. Ele explica sobre a evolução da Covid-19 no país e a falta de testes. O InfoGripe monitora casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre elas, as causadas pelo novo coronavírus.

Os dados mais recentes do sistema mostram um crescimento menor de casos de Covid-19, na última semana em relação às anteriores, o que pode indicar sucesso na quarentena. Porém, o número menor de casos também pode refletir subnotificação, ou seja, casos que não foram registrados oficialmente, já que a atualização dos dados leva algum tempo e as unidades básicas de saúde estão sobrecarregadas.

O pesquisador também explica sobre a dificuldade de acesso a testes e como isso pode impactar na identificação de casos. Ter um quadro da doença é fundamental para definir estratégias de combate, como a própria quarentena.

Ainda neste programa, nosso apresentador Bruno Barros bate um papo com o infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O médico faz um balando da pandemia e indica o que você ainda pode fazer para evitar a contaminação. Até maio, estima, serão necessárias medidas de contenção.

O cancelamento de aulas e eventos são necessários para conter o pico da doença e evitar que a disseminação se alongue, sobrecarregando o serviço de saúde, que pode não suportar.

Neste Sem Censura, você ainda fica sabendo das notícias mais importantes com nossas jornalistas de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo, ao vivo, na sua televisão e no Facebook.

TV Brasil exibe o documentário "Quarentena", sobre a situação da pandemia do Coronavírus em Wuhan, na China
TV Brasil exibe o documentário "Quarentena", sobre a situação da pandemia do Coronavírus em Wuhan, na China - Divulgação

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/04/2020 - 12:45

Últimas

O que vem por aí