Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os efeitos da pandemia na recuperação do meio ambiente

Saiba também como funciona serviço de entregas com robôs, na Colômbia

Sem Censura

No AR em 20/04/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial Coronavírus está de volta esta segunda-feira (20) e traz informações atualizadas sobre a pandemia de Covid-19 que alterou hábitos no mundo inteiro.

Se, por um lado, a degradação ambiental fez com que animais fora do seu habitat natural se tornassem transmissores de doenças como aconteceu com a Covid-19, por outro, o isolamento social está mostrando efeitos benéficos ao meio ambiente. Tantas mudanças no fluxo de pessoas pelo mundo, menos gente usando transporte, indústrias paradas, tudo foi sentido.

Canais de Veneza mais claros exibem cardumes, caranguejos e planta
Canais de Veneza mais claros exibem cardumes, caranguejos e planta - gnuckx CC 2.0

Neste programa, conversamos com o biólogo marinho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente do Aquario Marinho do Rio, o AquaRio, Marcelo Szpilman. Ele dá exemplos de recuperação da natureza nesse período de quarentena mundial. Muitas imagens mostram mares, rios e canais mais claros, com peixes e tartarugas, como em Veneza. A cidade turística italiana viu a flora marinha voltar com a redução do turismo. O que podemos aprender com a nova situação para tentar diminuir e compensar impactos da atividade humana no planeta?

Vamos saber também como funcionam os robôs que fazem entregas de pedidos de comida por aplicativo em casa, na Colômbia. Por causa do risco de contaminação, uma startup conhecida está testando o serviço na região metropolitana de Medelín. São cerca de 120 pedidos entregues por dia com 15 robôs.

E da Europa, o Sem Censura traz notícias de Portugal. O país tem menos casos registrados de Covid-19 que a Espanha, país vizinho, com alto número de mortos. As autoridades portuguesas agiram rápido, fechando escolas e a fronteira com a Espanha. Com isso, conseguiu controlar a epidemia. A designer Monique Gaspar, que vive na cidade do Porto, com a família, relata a situação no país.

Até lá!

 

Imagens de satélite mostraram declínio  nos níveis de poluição sobre a China
Imagens de satélite mostraram declínio nos níveis de poluição sobre a China - NASA Earth Observatory images by Joshua Stevens

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/04/2020 - 13:10

Últimas

O que vem por aí