O Sem Censura Especial Coronavírus traz informações atualizadas sobre a Covid-19 nesta terça-feira (19), com nossos jornalistas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.
No programa de hoje, vamos entender as razões que levam a obesidade ser um fator de risco nos casos de coronavírus e celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. O Brasil é referência no funcionamento dessas unidades.
Para falar sobre obesidade, a conversa é com o endocrinologista Ricardo Oliveira, professor-assistente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Ele comenta pesquisas recentes da Europa e dos Estados Unidos indicando mais hospitalizações entre obesos que contraíram a Covid-19. Estudos chegam a recomendar isolamento maior para essas pessoas, de 28 dias, para evitar que passem a doença.
E no Dia Mundial de Doação de Leite Humano, conheceremos o banco de leite referência do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A enfermeira pediátrica e coordenadora da assistência em Aleitamento Materno da unidade, Maíra Domingues, explica como funcionam as coleta e as doações.
Maíra destaca também a importância do leite materno para a saúde dos bebês. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as crianças devem ser amamentadas até os dois anos, sendo que, até os seis meses, devem ser alimentadas somente com leite materno.
A doação de leite materno continua durante a pandemia. O banco de leite do Instituto Fernandes Figueira busca as doações em casa. Para participar, se inscreva pelo telefone: 0800 026 8877. Neste número, é possível tirar dúvidas e receber orientações sobre como amamentar.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.