Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual papel do abraço e da troca de afeto na nossa saúde?

Psiquiatria debate a necessidade de convívio social

Sem Censura

No AR em 01/06/2020 - 14:00

O Sem Censura Especial Coronavírus começa a semana falando sobre saúde mental, um tema importante para a população, que já está há meses em confinamento por causa da Covid-19.

Nosso entrevistado desta segunda-feira (1) é o psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antonio Geraldo da Silva. Ele explica a necessidade humana de afeto e alerta para implicações do contexto atual. Lidar com perdas de vidas, com o medo e incertezas sobre o futuro e com o desemprego, por exemplo, favorecem a ansiedade e a depressão.

Avós deixaram de ver os netos durante pandemia de Covid-19
Avós deixaram de ver os netos durante pandemia de Covid-19 - Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

Em uma pesquisa da ABP com cerca de 400 médicos de 23 estados e do Distrito Federal, o que equivale a 8% dos psiquiatras no país, 89,2% destacaram o agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia, em especial, mencionaram a necessidade de isolamento social.

E como fica a moda no pós-pandemia? O programa recebe ainda a professora de história da moda Carolina Casarin. Ela comenta as tendências da indústria e relembra outros momentos da história, em que a moda foi influenciada por questões sanitárias ou de saúde. Os lenços surgiram na gripe espanhola, por exemplo.

E a atriz Rebecca Solder, a Betina, da série Valentins, que passa aqui na TV Brasil, antes do Sem Censura, fala com está a rotina em casa, por conta do isolamento.

Fique conosco e acompanhe as principais notícias do dia com a participação ao vivo de nossa reportagem de Brasília, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A troca natural de abraços pode demorar a acontecer de novo, por causa da Covid-19
A troca natural de abraços pode demorar a acontecer de novo, por causa da Covid-19 - Photo by nappy from Pexels

Criado em 01/06/2020 - 12:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí