Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novas descobertas sobre imunidade ao coronavírus

Programa também orienta sobre ergonomia no home office

Sem Censura

No AR em 17/08/2020 - 14:00

Sem Censura  começa a semana trazendo boas notícias. Batemos um papo com o professor Marcelo Urbano Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), coautor de estudo sobre imunidade ao novo coronavírus.

Logo que a pandemia de covid-19 atingiu proporções mundiais, especialistas tentaram estimar a porcentagem da população que, uma vez imunizada, impediria o surto de se alastrar – a chamada imunidade de rebanho. De início, os cientistas acreditavam que essa imunidade coletiva seria alcançada quando pelo menos 60% da população tivesse desenvolvido anticorpos. Contudo, novo estudo publicado na plataforma medRxiv.org revelou uma nova perspectiva.

Cientistas do Brasil, Portugal e Reino Unido desenvolveram um modelo matemático segundo o qual a imunidade de rebanho pode ser alcançada se 10% a 20% da população tiver sido infectada, no caso de não ser possível manter níveis adequados de isolamento social. No Sem Censura, o professor Ferreira explica o que a descoberta representa. Mesmo assim, ele alerta que medidas de isolamento são necessárias para evitar que a doença se alastre rapidamente deixando vítimas. O Brasil já contabiliza mais de 100 mil vidas perdidas para a covid-19.

O programa desta segunda recebe também a fisioterapeuta ergonômica Lucíola Lessa, que dá dicas aos profissionais que precisam trabalhar remotamente, em esquema home office. Especialista na prevenção de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, a fisioterapeuta observa aspectos como cadeiras, postura, o uso de apoio de braço e a altura da mesa.

Confira ainda nesta edição todas as informações atualizadas sobre a  pandemia com jornalistas do Rio de Janeiro, de Brasília e de São Paulo.

Você pode participar usando #semcensura no Twitter. A sua mensagem pode ser lida ao vivo.

Negligenciar a ergonomia no trabalho pode levar a problemas de saúde
Negligenciar a ergonomia no trabalho pode levar a problemas de saúde - Photo by Ketut Subiyanto from Pexels

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/08/2020 - 11:20

Últimas

O que vem por aí