Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O tema do Sem Censura é o Exército Brasileiro

General Hertz Pires do Nascimento é o convidado da semana

Sem Censura

No AR em 19/09/2022 - 21:30

Para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, o tema do Sem Censura desta semana é o Exército Brasileiro. Com números de dimensões continentais, o Exército Brasileiro tem, atualmente, o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com aproximadamente 360 mil soldados e uma reserva mobilizável que conta com cerca de 1,34 milhão. A Força detém a maior quantidade de blindados da América do Sul, somados os veículos destinados para transporte de tropas e carros de combate principais.

O Exército é constituído por duas vertentes: o Braço Forte e a Mão-Amiga. No Braço-Forte, o Exército é responsável pela defesa do país em operações terrestres e pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais. Em tempos de paz, as tropas do Exército estão continuamente preparando-se para atuar em situações de conflito ou guerra. Por meio da Mão-Amiga, o Exército é empregado para atuar em prol da população, como na prestação serviços médicos e odontológicos às populações que vivem em pontos isolados do território, por meio da distribuição de água no Nordeste e junto às instituições acadêmicas no desenvolvimento de pesquisas científico-tecnológicas.

Para representar o Exército Brasileiro, nosso convidado é o General Hertz Pires do Nascimento, atual vice-chefe do Estado Maior do Exército. Hertz serve desde 1982, quando ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras. Exerceu diversas funções: comandou a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a 3ª Divisão de Exército, sendo essa a maior força blindada da América do Sul; foi Chefe do Centro de Doutrina do Exército e também realizou atividades em nações amigas, como Bélgica, Estados Unidos, Canadá e Haiti.

A apresentação do programa, que agora é semanal, acontece direto de Brasília ou de São Paulo e é transmitido em rede sempre às segundas-feiras, às 21h30, é da jornalista Marina Machado. Contribuem como debatedores convidados desta edição, o professor de História Militar Sandro Teixeira e o jornalista Alexandre Garcia, da TV Jovem Pan News. Com linguagem clara e ritmo ágil, o programa explora perguntas dos debatedores e respostas do convidado, além de um bate-papo direto acerca da atuação do Exército Brasileiro.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/09/2022 - 10:10

Últimas

O que vem por aí