Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Energia Limpa

Programa fala sobre alternativas para o futuro energético do Brasil

Sustentáculos

No AR em 04/10/2010 - 03:00

O vento, o sol, as marés. Esses são apenas alguns exemplos de fontes limpas e renováveis que podem ser usadas para se gerar energia. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, mas ainda assim causam menos impacto no meio ambiente do que, por exemplo, as grandes usinas hidrelétricas ou as radioativas. Neste episódio do Sustentáculos que vai ao ar nesta segunda (04), o programa fala sobre como essas fontes limpas podem ser uma boa alternativa para o futuro energético do Brasil.

A primeira história se passa no Ceará que, desde 1998, conta com usinas eólicas que geram energia elétrica para diversos municípios do estado. Os complexos que o Sustentáculos exibe foram construídos em dunas de areia, o que apresentou uma série de dificuldades de engenharia e de preservação ambiental. Todo o terreno afetado durante a construção, por exemplo, foi recomposto tão logo finalizaram-se os trabalhos de montagem. Além de gerar uma energia mais limpa, as grandes hélices dos geradores produziram um visual tão singular que eles acabaram por estimular turismo na região.

Já Petrópolis, no Rio de Janeiro, é chamada de capital brasileira da energia limpa graças à tecnologia do biodigestor, um sistema de reciclagem de matéria orgânica que já é utilizado em países como a Nicarágua, República Dominicana, Haiti e Espanha. O projeto, incentivado pela ONG Instituto Ambiental (OIA), se baseia num princípio simples: o biodigestor aproveita a matéria contida nas águas do esgoto para gerar energia elétrica que, por sua vez, alimenta as casas de cinco bairros populares da antiga cidade imperial. O sistema recupera o gás metano produzido naturalmente pela decomposição orgânica e o canaliza para uso doméstico.

Apresentação Felipe Aragonez, Marina Thomé e Caio Braz

Livre

Horário: Segunda, às 20h30




Criado em 04/10/2010 - 13:14 e atualizado em 04/10/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí