Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Joias Raras

Equipe visita dois santuários ecológicos brasileiros: Acaraú e o

Sustentáculos

No AR em 25/09/2010 - 03:00

O Brasil é um dos países mais biodiversos do planeta. Todo esse tesouro natural faz com que as terras tupiniquins produzam as mais belas preciosidades que a natureza pode oferecer. Neste episódio, a equipe do Sustentáculos visita dois santuários ecológicos brasileiros.

Em Acaraú, no Ceará, numa região de manguezal, fica localizada a comunidade de Curral Grande. Ela é composta por cerca de mil pessoas, sendo a maioria pescadores que usam os recursos do mar para a subsistência. Os manguezais desempenham importante papel como fornecedor de matéria orgânica para os estuários, contribuindo para a produtividade na zona costeira. Por isso, são ecossistemas complexos e dos mais férteis e diversificados do planeta. Toda essa riqueza tem sido explorada de modo descontrolado. No entanto, a comunidade de Curral Grande mostra como é possível aliar o uso econômico do mangue com a preservação de sua biodiversidade.

Já no Pantanal mato-grossense, o programa foi conhecer o Projeto Arara Azul, que tem como objetivo eliminar o risco de extinção dessa espécie de ave, uma das mais ameaçadas em todo o mundo. O projeto compreende o acompanhamento das araras na natureza, o monitoramento de ninhos naturais e artificiais numa área de mais de 400 mil hectares. Além disso, utiliza a arara azul como uma espécie de bandeira para promover a conservação de outras espécies, da biodiversidade e do Pantanal como um todo.

Seja nos manguezais do nordeste ou no pantanal do centro-oeste, o Brasil possui as mais belas joias naturais. Saiba mais sobre essas duas histórias no próximo Sustentáculos.

Apresentação Felipe Aragonez, Marina Thomé e Caio Braz

Horário: Sábados, às 18h30




Criado em 25/09/2010 - 13:14 e atualizado em 25/09/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí