Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mudanças Climáticas

Programa investiga a relação entre as mudanças climáticas e o nosso

Sustentáculos

No AR em 30/10/2010 - 03:00

As mudanças climáticas afetam a vida na Terra. Segundo alguns modelos científicos, as temperaturas mais altas registradas hoje serão as médias de amanhã. Essa mudança irá causar forte impacto na produtividade agrícola, afetando, principalmente, as regiões tropical e subtropical, onde vive quase a metade da população do mundo. Para esclarecer o assunto e mostrar a relação entre as mudanças climáticas e o seu dia a dia, esse será o tema do Sustentáculos deste sábado (30).


O programa começa com o Instituto de Defesa e Desenvolvimento do Inteiro Ambiente, o IDDEIA, uma organização que trabalha para promover negócios mais verdes e sustentáveis no Brasil. Entre os projetos do instituto está prevista a instalação de biodigestores para diminuir a quantidade de gás metano na atmosfera e, assim, reduzir o aquecimento global. O projeto prevê a construção de 5 mil biodigestores anaeróbicos para manejo de esterco em propriedades rurais de gado leiteiro, uma vez que os rebanhos são uma das maiores fontes desse tipo de gás. Esse metano, o biogás, é posteriormente usado como substituto ao gás de cozinha (GLP), à lenha e também como insumo na produção de energia elétrica.


Outro trabalho relacionado às mudanças climáticas no Brasil é o da ONG Adapta Sertão. Caracterizada por períodos de secas recorrentes, a região do nordeste brasileiro é considerada uma das áreas mais vulneráveis do território brasileiro, do ponto de vista social, econômico e ambiental. Os últimos relatórios do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que as secas e enchentes nas regiões tendem a intensificar-se, fato esse que tem chamado a atenção de pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Nesse contexto, surge o Adapta Serão, que ajuda a desenvolver projetos e recursos tecnológicos que amenizem os impactos da seca e permitam que comunidades se adaptem a essa condição climática severa. O objetivo principal da entidade é garantir a segurança alimentar e a geração de renda baseada na pequena e média propriedade agrícola, que precisa produzir sem destruir o ecossistema local.


Livre


Horário: Sábado às 16h30


Para mais informações: http://www.tvbrasil.org.br/sustentaculos


Apresentação Felipe Aragonez, Marina Thomé e Caio Braz




Criado em 30/10/2010 - 13:14 e atualizado em 30/10/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí