Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Profissões sustentáveis

Cinco histórias autênticas de sustentabilidade

Sustentáculos

No AR em 22/11/2010 - 03:00

Uma nova geração de profissionais com formação voltada para a sustentabilidade está surgindo. No entanto, vale sempre lembrar que toda e qualquer profissão pode adquirir um viés sustentável se repensada com cuidado. Uma vez que a sustentabilidade é adotada como postura pessoal, ela perpassa outras áreas da vida, permitindo que qualquer profissional contribua para um planeta mais agradável.

O programa irá contar cinco autênticas histórias que podem mudar a forma com que as pessoas veem a sustentabilidade em seu dia a dia. A viagem se inicia no Pará, região norte do país, com o Dr. Eugênio Scannavino, um médico de 50 anos que há 25 anos criou o Saúde e Alegria, uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 140 comunidades na região amazônica com o intuito de lhes fornecer ajuda médica. Um dos grandes feitos do projeto foi reduzir em 50% a taxa de mortalidade infantil nessas localidades.

Já no Pantanal Mato-Grossense, a história de Ângelo Rabelo, um tenente da Polícia Militar que luta pela conservação dos jacarés. Nos anos 80, o Pantanal foi invadido por caçadores vindos da Bolívia, do Brasil e do Paraguai. Ângelo, então, montou o Batalhão Florestal para lutar em defesa da espécie. O Batalhão também ajudou a paralisar completamente a caça e o tráfico de aves no pantanal.

Do Pantanal para o Rio de Janeiro, o programa apresenta Tiago, um jovem que incorporou a sustentabilidade em sua rotina diária. Ele estuda um tipo de economia voltada para a ecologia, batizada de "Ecolomia". Faz mestrado em políticas públicas e em sua tese fala sobre biodiversidade. Tiago acorda cedo todos os dias e sempre faz exercícios antes de ir para a faculdade. Considera-se um ser totalmente preocupado com o espaço à sua volta e quer contribuir para um mundo mais sustentável.

Em sua última parada, o Sustentáculos vai para São Paulo, onde primeiro conhece o Hub, um ecossistema único, projetado para que as pessoas criem a mudança que querem no mundo. Funciona como um escritório, com espaços e serviços para que gente com ideias inovadoras possa acessar recursos, realizar conexões e produzir e compartilhar conhecimento. A missão do Hub São Paulo é inspirar os inovadores sociais que são hoje os agentes de mudanças no país e apoiá-los na realização de suas ideias empreendedoras para um mundo melhor.

Por fim, ainda na capital paulista, o programa vai até à Ekoa Café. Com longa experiência prévia no setor, os gestores do estabelecimento sentiram a necessidade de evoluir e trazer mais significado para o negócio, integrando rentabilidade, relações sociais justas e a preservação do meio ambiente. Foi assim que, em 2007, nasceu a Ekoa Café. Ekoa em tupi-guarani significa morada, um lugar onde os amigos se reúnem para um bate-papo. Pensando em sempre ter um clima agradável para a convivência, criaram alguns estímulos, como a construção baseada em princípios ecológicos, espaços para uma boa conversa, painéis para compartilhar conhecimentos e o oferecimento de alimentos saudáveis.

Apresentação Felipe Aragonez, Marina Thomé e Caio Braz

Livre

Horário: segunda, 20h30

Reapresentação: sábado, 16h30




Criado em 22/11/2010 - 13:14 e atualizado em 22/11/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí