Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sustentáculos sobre o reaproveitamento da água da chuva

Programa conhece projetos em Pernambuco e São Paulo

Sustentáculos

No AR em 23/07/2010 - 13:08

Solução que vem do céu

"Chove chuva. Chove sem parar". Os versos iniciais da música de Jorge Ben Jor certamente não foram criados por causa da sustentabilidade, mas servem para ilustrar o tema deste episódio do programa Sustentáculos.

Em Pernambuco, na região de Bom Jardim, a apresentadora Marina Thomé foi conhecer o Programa Um Milhão de Cisternas, coordenado pela ONG ASA (Articulação do Semiárido). O objetivo do projeto é beneficiar milhões de famílias do semiárido brasileiro com a instalação de reservatórios de água e também por meio da conscientização sobre o uso correto desse bem natural. Com isso, pretende-se evitar a penosa rotina dessas pessoas, que diariamente precisam percorre rdezenas de quilômetros para buscar água.

Já em São Paulo, o programa apresenta duas aplicações bem autênticas de reaproveitamento da água da chuva. O primeiro caso é o da Ecofit, academia localizada na zona oeste da cidade, que adota diversas ações ecologicamente corretas na arquitetura e na gestão do estabelecimento. Há, por exemplo, um sistema de tanques de coleta de chuva, que é posteriormente usada para a limpeza dos pisos e na descarga dos banheiros.

Atitude parecida é a da AME Amazonas Motocicletas, uma importadora de motocicleta que possui um lava-rápido para higienizar os veículos que chegam constantemente. O grande diferencial desse lava-jato é que ele reutiliza a água da chuva, que cai nas telhas do estabelecimento, passa por um processo de filtragem e é finalmente usada nas mangueiras de lavagem.

Apresentação: Felipe Aragonez, Marina Thomé e Caio Braz
Horário: Segundas, às 20h30; reprise, sábados, às 18h30




Criado em 23/07/2010 - 14:08 e atualizado em 23/07/2010 - 14:08

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí