Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologias Sustentáveis

Programa mostra iniciativas de uso racional dos recursos naturais no

Sustentáculos

No AR em 27/12/2010 - 03:00

Embalagem sustentável - Sustentáculos

A ciência e a tecnologia também podem ser grandes aliadas da sustentabilidade. Cada vez mais são necessárias soluções e saídas inteligentes para problemas como lixo, descarte de materiais, falta d"água, poluição, geração de energia etc. Tecnologia verde, como ficou conhecida, é aquela que se baseia no uso racional de recursos naturais, água e energia, na valorização da biodiversidade, na redução ou reaproveitamento de resíduos e na mitigação das emissões de carbono. As tecnologias verdes já são uma realidade e, por conta disso, é o tema de mais esse Sustentáculos.

Em São Carlos, no interior de São Paulo, o programa conta a história da CBPAK, uma empresa de inovação tecnológica que produz materiais plásticos a partir da fécula de mandioca. Os produtos da CBPAK são produzidos por meio de uma tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo presidente da empresa, Cláudio Rocha, formado em Engenharia Mecânica e Industrial. Após alguns anos trabalhando como executivo em multinacionais, Cláudio sentiu a necessidade de fazer algo diferente. Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de investir no negócio sustentável de bioplásticos, que, no caso da CBPAK, além de biodegradável, também é compostável.

Ainda no interior paulista, mais precisamente na cidade de Campinas, o Sustentáculos mostra o trabalho que a CPFL, empresa de energia, conduz com veículos elétricos, em parceria com a Unicamp. Sem gerar gases tóxicos, o carro é bastante silencioso. Com as baterias carregadas, roda por até 100 km. Feito para a cidade, traz chassi de alumínio, pesa apenas 582 kg e acelera de 0 a 60 km/h em apenas 5 segundos.

Livre
Horário: segunda, 20h30
Reapresentação: sábado, 16h30




Criado em 27/12/2010 - 13:14 e atualizado em 27/12/2010 - 13:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí