Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atmosfera

Terra, o Poder do Planeta

No AR em 02/07/2020 - 20:30

O Dr. Iain Stewart revela as forças naturais cruciais que moldaram o desenvolvimento da Terra. Um voo em um avião a jato, uma viagem aos Andes e uma viagem a Shark Bay, na Austrália, são caros, mas necessários para discutir a atmosfera.

Você não pode vê-lo, não pode prová-lo, não pode sentir o cheiro e não pode tocá-lo, mas sem ele quase toda a vida na Terra morreria instantaneamente. A atmosfera é a camada protetora da Terra, protegendo os raios cósmicos prejudiciais e fornecendo o oxigênio vital que as pessoas dependem para a vida. O ar é um fluido que molda nosso mundo, desde a erosão das rochas até a construção de dunas de areia. Ele também controla o clima e o clima do mundo: Iain faz uma viagem à Argentina para um dos lugares mais tempestuosos da Terra, para assistir uma tempestade se acumular ao longo do dia.

A atmosfera da Terra é completamente diferente de qualquer outro planeta, e de acordo com as leis normais da química, ela não deveria existir. O que é extraordinário em nossa atmosfera é a maneira como ela foi criada pela vida. Quando o planeta nasceu, sua atmosfera era composta de gases vulcânicos nocivos - não havia sinal do oxigênio que os seres humanos dependem hoje.

Iain visita Shark Bay na Austrália, lar de algumas das formas de vida mais antigas do planeta: estromatólitos. Essas bactérias simples foram responsáveis ​​por transformar a atmosfera porque foram os primeiros organismos do planeta a fotossintetizar e, ao fazê-lo, bombear oxigênio para o ar. Isso levou a uma revolução. Uma camada de ozônio se formou e protegeu o planeta dos raios UV. Mais importante ainda, permitiu o desenvolvimento de um novo tipo de vida, algo que poderia queimar oxigênio para sustentar um estilo de vida muito mais energético.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/06/2020 - 15:10

Últimas

O que vem por aí