Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hamar

Em viagem pela Etiópia, pesquisador se depara com ritual estranho

Tribos

No AR em 02/08/2012 - 02:00

TribosNo segundo episódio da travessia do explorador e pesquisador Bruce Parry pelo rio Omo, na Etiópia, ele chega em uma canoa ao povo Hamar. Essa tribo tem uma vida ditada por alguns dos rituais mais estranhos que ele encontrou até agora em sua viagem por esta região da África.

Para se tornar um homem entre os Hamars é preciso participar de uma ousada corrida, montado em um animal bovino, nu e untado com fezes de vaca. Bruce é convidado a participar da iniciação, mas será que ele corre o risco de estragar o grande dia de alguém?

Ao mesmo tempo que ocorre a corrida de touros, há uma cerimônia para as mulheres: elas são impiedosamente açoitadas, deixando grandes feridas nas costas. E embora não possa aceitar isso sob uma perspectiva ocidental, Bruce fica sabendo que as próprias mulheres aprovam. Se uma mulher se recusasse a participar do açoitamento, ela seria banida. As mulheres estimulam os homens a usarem suas varas, cantando canções com letras como: "vamos ser açoitadas, estou pronta".

O britânico Bruce Parry começa a praticar os saltos com duas vacas, sob a supervisão atenta de Suri, o membro da tribo com quem vai dividir a iniciação. Mas mesmo o valente Bruce sente-se temeroso com a chegada do grande dia. Usando apenas uma cruz feita com casca de árvore para protegê-lo das coisas ruins que fez no passado e esfregado com areia para levar os pecados da juventude, Bruce está pronto para cavalgar no longo do animal e viver mais esta experiência estranha.

O Vale do Rio Omo é um local remoto e árido, habitado por alguns dos povos nômades de pastores de gados. E quase todos em guerra uns com os outros.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/07/2012 - 11:15 e atualizado em 20/07/2012 - 12:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas


Tribos

Penan


Tribos

Layap


Tribos

Nenets


Tribos

Matis


Tribos

Dassanech


Tribos

Hamar


Tribos

Nyangatom


Tribos

Darhad


Tribos

Babongo


Tribos

Kombai


Tribos

Suri

O que vem por aí