Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta a comédia "Pistoleiro Bossa Nova" no Cine Retrô desta quinta (16/9)

Trama reúne astros do humor na programação da emissora pública

Protagonizado pelos saudosos humoristas, Ankito e Grande Otelo, o filme "Pistoleiro Bossa Nova" (1960) é o destaque da programação da TV Brasil no Cine Retrô da noite desta quinta (16), às 22h30. No estilo faroeste, a comédia ganha exibição inédita na telinha da emissora pública.

A produção é uma das definidas pelo canal para a sessão com grandes clássicos da sétima arte nacional. A faixa reúne na telinha da TV Brasil personalidades da dramaturgia brasileira. Plateias de norte a sul do país riram e se emocionaram com seus tipos históricos, como o Jeca, de Amácio Mazzaropi. O Cine Retrô contempla, ainda, obras com astros como Zé Trindade, Dercy Gonçalves e Costinha, entre outros.

Com direção e roteiro do cineasta Victor Lima, o longa-metragem ficcional "Pistoleiro Bossa Nova" envolve Ankito e Grande Otelo, dois ícones da comédia brasileira, em uma animada trama de humor com aventura e bastante diversão. O enredo traz uma história com bang-bang e uma curiosa coincidência que serve de mote e fio condutor para os acontecimentos do filme.

Sósia de atirador cria confusão em vilarejo do interior

O assustado e inofensivo pipoqueiro Inocêncio (Ankito) está com os nervos abalados e procura um lugar calmo que não tenha barulho. Ele viaja com o amigo Pexinxa (Grande Otelo) de trem para a distante cidade de Desespero, no interior.

O local é considerado uma área pacata por Sérgio (Rildo Gonçalves), um passageiro com quem eles fazem amizade. Uma companhia teatral mambembe também está na mesma composição que eles. Inocêncio logo é atraído por Lili (Renata Fronzi), a estrela dos espetáculos da trupe.

Durante o percurso, o trem é atacado por bandidos mascarados a cavalo, que tentam roubar a carga de munição que estava em um dos vagões. Quando Cachimbo (Aurélio Teixeira), um dos ladrões, avista Inocêncio, ele o confunde com o famoso Pistoleiro Vingador e foge em seguida, acompanhado dos demais facínoras.

Inocêncio e Pexinxa descem na estação de um vilarejo em que todos também o identificam como o valente matador que havia partido. Sósia do Pistoleiro Vingador, ele assume o papel do justiceiro. A dupla de camelôs resolve então tirar vantagem dessa fama inesperada. Eles querem aproveitar a oportunidade já que todos os tratam bem.

Covardes, Inocêncio e Pexinxa encontram-se em uma cidade constantemente atacada por aquele perigoso bando de marginais. Ainda assim, estava tudo sob controle até que o misterioso chefe da quadrilha de meliantes não gosta da "volta" do Pistoleiro e tenta capturá-lo, criando diversas dificuldades para Inocêncio que não sabe nem atirar.

A situação se agrava ainda mais para os dois com a presença de Pequenina, uma filha valente de cangaceiro e que era amante do verdadeiro Pistoleiro. Ela aparece na região, vai atrás de Inocêncio e cria uma rixa com Lili. O possível retorno do atirador original cria ainda mais tensão entre os dois amigos, o xerife, os bandidos e o povo da cidadezinha.

Ficha técnica

País: Brasil. Ano: 1960. Gênero: comédia, faroeste. Direção: Victor Lima. Roteiro: Victor Lima. Elenco: Ankito, Grande Otelo, Renata Fronzi, Renato Restier, Aurélio Teixeira, Ana Maria Nabuco, Rildo Gonçalves, Consuelo Leandro, Lyris Castelani, Carlos Tovar, Arlindo Costa, Annabela, Wilson Grey. Classificação Indicativa: 14 anos. Duração: 102 min. Inédito.

Sobre o Cine Retrô

Toda semana, a sessão Cine Retô leva à tela da TV Brasil diversos filmes memoráveis do cinema nacional. Com foco em comédias e chanchadas produzidas no país entre as décadas de 1950 e 1970, a faixa reúne clássicos de estúdios como Herbert Richers e Cinedistri, com áudio e vídeo remasterizados.

Grande parte das obras é protagonizada por Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Amácio Mazzaropi, Ankito, Zé Trindade, Costinha, entre outros nomes de peso da comédia nacional. Os elencos ainda têm o talento de astros da dramaturgia nacional Tarcísio Meira, John Herbert, Yoná Magalhães e Anselmo Duarte.

Os trechos cantados incluem interpretação de lendas da música como Angela Maria, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Emilinha Borba e Orlando Silva. Muitos dos roteiros são assinados por mestres do calibre de Chico Anysio, J.B. Tanko, Herbert Richers, Max Nunes entre outros.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço:

Cine Retrô - "Pistoleiro Bossa Nova" – quinta-feira, dia 16/9, às 22h30, na TV Brasil

Cine Retrô - "Pistoleiro Bossa Nova" – quinta, dia 16/9, para sexta-feira, dia 17/8, às 3h45, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/09/2021 - 12:00 e atualizado em 14/09/2021 - 12:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí