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Campanhas institucionais: as diversas formas de sensibilizar a população

Doação de órgãos, educação no trânsito, gentileza. É bom sensibilizar

Ver TV

No AR em 25/10/2013 - 22:00

Os convidados do Ver TV debatem as campanhas institucionaisO Ver TV desta semana aborda a eficácia das campanhas exibidas na televisão, que têm como finalidade informar e orientar a população a adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais. Algumas buscam reduzir a violência no trânsito, com imagens de impacto; outras, como a de doação de órgãos, buscam estimular a cultura de solidariedade entre os brasileiros. 

Para abordar esse tema, o Ver TV convidou o médico da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e coordenador do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Universidade Federal de São Paulo, Diogo Medeiros; o publicitário da agência Debrito Propaganda e presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de São Paulo, Geraldo de Brito; e o editor da revista Fórum e presidente da Associação Brasileira de Pequenas Empresas e Empreendores Individuais de Comunicação, Renato Rovai.

A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e o Ministério da Saúde lançaram em setembro uma campanha de apelo à solidariedade. O empresário Chiquinho Scarpa anunciou que iria enterrar nos jardins de sua mansão o seu carro Bentley Continental, no valor de R$ 1,5 milhão, atraindo a atenção de toda a mídia.

O anúncio foi feito no perfil do empresário no Facebook, que alcançou em poucos dias mais de um milhão de acesso.  Na verdade, Scarpa não pretendia enterrar o carro de luxo. Foi uma estratégia para o lançamento da  campanha que tem como slogan: “Absurdo é enterrar algo muito mais valioso do que um Bentley: seus órgãos”. "Foi uma pegadinha do bem", disse Medeiros, satisfeito com a repercussão da campanha. 

Medeiros reconhece, entretanto, que a cultura da doação de órgãos não depende apenas de uma campanha eficiente: "O momento da decisão é muito dífícil (para a família), é o momento de luto pela morte de alguém que vai trazer a vida de outro e não depende só de campanhas de educação."

 

Lalo Leal discute funções, programação, avanços tecnológicos e questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania. Produção da TV Câmara




Apresentação
Editor-Chefe
Lalo Leal

Direção de Estúdio
Pola Galé

Pesquisa e Pauta
Lumi Kihara

Produção
Patrícia Lima
Vitor Chambon

Edição de Imagem
Renato Fanti

Coordenadoras de Produção
Aline Penna
Nane Martins

Gerente Executiva de Produção
Cristina Carvalho

Diretor de Produção
Rogério Brandão

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/10/2013 - 13:36 e atualizado em 28/10/2013 - 18:11

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