Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filosofia na TV

Ver TV debate os entraves mercadológicos e técnicos para uma maior

Ver TV

No AR em 20/02/2017 - 01:00

Antônio Valverde, Silvana Ramos e Mário Mazzilli debatem a presença da filosofia na TV.
A filosofia ainda é vista com restrições quando chega à televisão. Para muitos, a linguagem do vídeo não combina com o pensar filosófico. Por outro lado, algumas televisões no Brasil e no mundo conseguem veicular produções de alta qualidade que tem a filosofia como tema.

O apresentador Lalo Leal recebe o professor de filosofia Antônio Valverde, da PUC de São Paulo e da Fundação Getúlio Vargas, a professora de filosofia Silvana Ramos, da Universidade de São Paulo, e o gestor cultural, sociólogo e jornalista Mário Mazzilli, criador do programa Café Filosófico, exibido pela TV Cultura de São Paulo.

"Não há como você discutir questões complexas em 45, 30 segundos. Você tem que dar tempo para o desenvolvimento do raciocínio", defende Mazzilli. "Como eu uso um veículo que é, principalmente no Brasil, marcado pela extrema velocidade, pela extrema agilidade, com um pensamento que demanda um certo tempo para ser colocado corretamente?"

O Ver TV ouviu o professor Marcos Antônio Lorieri, que trabalhou por muitos anos na PUC de São Paulo e hoje leciona no programa de pós-graduação em educação da Uninove. Ele analisa a presença da filosofia na televisão.

Apresentador / Editor-Chefe: Lalo Leal
Produtor Executivo: Vitor Chambon
Apoio à Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Editora de Imagens: Mariana Velozo

 




Criado em 10/08/2016 - 19:44 e atualizado em 15/02/2017 - 15:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí