Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música clássica e instrumental na TV

Ver TV questiona por que a música instrumental tem pouco espaço na

Ver TV

No AR em 26/09/2014 - 22:30

Da esq.: Edson Leite, Max Alvim, Júlio Medaglia.Ela aparece nas tevês públicas, mas foi aos poucos desaparecendo das emissoras comerciais. O Ver TV desta semana debate o espaço dedicado à música instrumental na TV, como em outras mídias, e como se dá a relação dela com a convergência entre os meios.

O programa convida o maestro Júlio Medaglia, idealizador e diretor artístico do programa Prelúdio, da TV Cultura de São Paulo; Max Alvim, diretor geral do Instrumental Sesc Brasil; e o professor da USP Edson Leite, diretor da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo.

O Ver TV também entrevista o maestro José Schiller, diretor artístico do programa Partituras, da TV Brasil; o barítono Marcelo Coutinho, professor de canto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que faz uma análise da função da TV na divulgação e ensino da música instrumental; e a dupla de violonistas Duofel, formada por Fernando Melo e Luiz Bueno, que analisam a importância da TV na divulgação do trabalho dos músicos instrumentais.

Max Alvim vê na Internet uma grande janela para a música instrumental. "Nas mídias virtuais há uma incidência muito grande de música instrumental, não só publicada pelos próprios autores ou intérpretes, mas outras iniciativas que tem desenvolvido projetos dentro dessas mídias", acrescenta.

Para o maestro Júlio Medaglia, "a mídia ignora a música inteligente (...) Houve um período em que o que era melhor dava mais Ibope. Agora, nos últimos tempos, esse marketing muito afoito acha que tem que abaixar o nível para poder vender mais depressa."

Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção: Aline Penna, Vitor Chambon e Patrícia Lima
Roteiro: Marcus Vinicius Fraga
Direção: Pola Galé

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/05/2014 - 14:46 e atualizado em 16/09/2014 - 17:51

Últimas

O que vem por aí