Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Regulamentação da mídia em debate

Especialistas analisam possível marco regulatório da comunicação.

Ver TV

No AR em 22/05/2015 - 23:00

Emiliano José, Luciana Santos e Venício Lima são recebidos por Lalo Leal neste Ver TV. Foto: Valter Campanato / Agência Brasil.
O apresentador Lalo Leal recebe especialistas para discutir os principais pontos que podem integrar um marco regulatório na área de comunicação e a polêmica em torno do assunto.

Aqueles que defendem a nova legislação almejam maior democratização da mídia. Isso significa aumentar a diversidade de conteúdos, produzidos em diferentes regiões do país, além de estimular a participação da sociedade nos meios de comunicação.

Este Ver TV recebe o pesquisador e jornalista Venício Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB), a deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE) e o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José, que foi deputado federal pelo PT e é professor de comunicação da Universidade Federal da Bahia.

Os especialistas discutem a importância os artigos da Constituição que preveem a regionalização do conteúdo e a complementaridade dos sistemas público, estatal e privado de comunicação.

"Por que no Brasil, ao contrário dos países da América Latina e democracias liberais consolidadas, o debate da democratização da comunicação não avança?", questiona-se o sociólogo Venício Lima, que escreve para os sites Observatório da Imprensa, Carta Maior e Teoria e Debate. "Mesmos países como a Inglaterra e os Estados Unidos têm regulação dos meios de comunicação", acrescenta.

A deputada Luciana Santos foi relatora de um projeto que regulamenta o direito de resposta dos meios de comunicação. No programa, a parlamentar rebate críticas que associam um possível marco regulatório da comunicação a uma forma de proteger os políticos da mídia. "O que existe hoje nos meios de comunicação não se resume a ataques à política, mas ao cidadão também."

"No Brasil, concorre-se ao parlamento ao lado de um cidadão que possui uma emissora de televisão ou de rádio", destaca o jornalista. "É por isso que todos os que lutam pela democracia vão continuar insistindo na regulamentação, que pode nos propiciar uma mídia bem mais democrática", conclui.

Assista também vídeos exclusivos para web:

Professor de ciências políticas defende o fim do monopólio sobre os meios de comunicação

Deputada Federal Margarida Salomão: a mídia precisa ser mais democrática

Professor de Relações Internacionais: o Brasil tem muito a aprender com a Lei de Meios

Suzana Varjão diz que a sociedade precisa se proteger da mídia




Apresentação e edição: Lalo Leal
Produção Executiva: Vitor Chambon
Apoio a Produção: Patrícia Lima
Jornalista: Renato Fanti
Edição de Imagens: Mariana Velozo

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/05/2015 - 14:51 e atualizado em 15/07/2015 - 11:24

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí