Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vinicius de Moraes – 100 anos

Convidados conversam sobre o legado do "Poetinha"

Ver TV

No AR em 18/10/2013 - 23:00

Poeta, cantor, diplomata, compositor, cronista, homem apaixonado, Vinicius de Moraes e sua obra são o tema do Ver TV desta semana. Na homenagem ao centenário de seu nascimento, o programa resgata a participação do poeta nos programas de TV brasileiros e, principalmente, europeus. "Múltiplo em todos sentidos", define Guaraciaba Micheletti, autora do livro A poesia, o mar, a mulher, um só Vinicius, uma das convidadas do programa.

Professora da USP e coordenadora do curso de pós-graduação em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul, de São Paulo, Micheletti conversa com outros dois convidados: o produtor musical Solano Ribeiro, que idealizou os festivais de música da década de 1960 e 1970, e que hoje apresenta o programa Nova Música do Brasil na Rádio Cultura Brasil, de São Paulo; e o artista plástico Elifas Andreato, amigo de Vinicius de Moraes que organizou uma exposição  como parte das comemorações do centenário.

De acordo com Solano Ribeiro, "A música popular brasileira foi para a TV, de certa forma, por causa do Vinicius. Por causa de uma frase dele de que São Paulo é o túmulo do samba, começamos uma reação para provar ao poeta que não era assim. Até que surgiu a ideia de fazer algo como o Festival de San Remo. Convenci a (TV) Excelsior a fazer o festival e ficou sendo o Festival da Música Popular Brasileira. O Vinicius ficou com o primeiro (Arrastão,  parceria com Edu Lobo) e segundo lugares (Valsa do Amor que não vem, parceria com Baden Powel)."

 




Apresentação
Editor-Chefe
Lalo Leal

Direção de Estúdio
Pola Galé

Pesquisa e Pauta
Lumi Kihara

Produção
Patrícia Lima
Vitor Chambon

Edição de Imagem
Renato Fanti

Coordenadoras de Produção
Aline Penna
Nane Martins

Gerente Executiva de Produção
Cristina Carvalho

Diretor de Produção
Rogério Brandão

Criado em 08/10/2013 - 13:25 e atualizado em 25/10/2013 - 14:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí