Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lei Seca

Depois da lei, o número de mortes no trânsito diminuiu na maioria dos

3 a 1

No AR em 04/08/2011 - 01:00

O programa 3 a 1 desta quarta (03), às 22h, vai debater um assunto que mudou a vida dos motoristas: a Lei Seca. Em vigor no país desde 2008, a lei proíbe o consumo de bebida alcóolica por condutores de veículos, ficando o transgressor sujeito a pena de multa, suspensão da carteira de habilitação, e até a pena de detenção, dependendo da quantidade de concentração de álcool.

Segundo uma das principais brechas da lei, o condutor não é obrigado a fazer o teste do bafômetro e "gerar prova contra si mesmo". Pessoas conhecidas como o jogador Adriano, o senador Aécio Neves ( PSDB-MG) e o deputado federal Romário (PSB-RJ) já se negaram a realizar o teste.
Outro aspecto importante é a formação do motorista. Especialistas afirmam que, no Brasil, é preciso mais campanhas educativas. Apesar disso, houve avanços e nota-se uma mudança no comportamento dos brasileiros. Um exemplo, é o comércio. Muitos donos de bar criaram programas para garantir o conforto do cliente que optar por beber e voltar para casa em segurança.
Ainda é cedo para afirmar, mas na maioria dos estados o número de mortes no trânsito diminuiu. O Rio de Janeiro, por exemplo, já reduziu em 32% o número de mortos no trânsito. Os especialistas dizem que mudanças significativas serão percebidas só daqui a cinco ou dez anos.
Participam do debate o presidente da ONG Rodas da Paz, Uirá Lourenço; o subprocurador Geral da República, Carlos Eduardo Vasconcelos; e o especialista em segurança pública no trânsito, Nelson Gonçalves. A apresentação do programa 3 a 1 é do jornalista Luiz Carlos Azedo.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/08/2011 - 15:16 e atualizado em 03/08/2011 - 15:16

Últimas

O que vem por aí