Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marangmotxíngmo Mïrang: Das Crianças Ikpeng para o Mundo

E "Tem que ser curioso", de Caimi Waiassé

Auwe

No AR em 19/12/2010 - 03:00

Marangmotxíngmo Mïrang - A

A Uwe desta semana (19) apresenta dois documentários dirigidos por índios. O filme Marangmotxíngmo Mïrang: Das crianças Ikpeng para o mundo, do trio de índios Kumaré, Karané e Natuyu. Yuwipo Txicão, conta história de quatro crianças Ikpeng que apresentam sua aldeia respondendo à vídeo-carta que receberam de crianças cubanas residentes em Sierra Maestra. Com graça e leveza, as crianças Ikpeng mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas e seu modo de vida.

Em Tem que ser curioso, o diretor indígena Caimi Waiassé fala sobre a sua iniciação e trajetória no universo audiovisual, na aldeia Xavante de Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Um belo documento sobre como um realizador aprende a dominar o seu instrumento para expressar a sua visão de mundo. "Através da câmera, tive a oportunidade de conhecer vários tipos de cultura, vários povos indígenas, tanto aqui no Brasil como fora", declara o diretor.

Sobre os documentários:

Marangmotxíngmo Mïrang - Das crianças Ikpeng para o Mundo. Direção: Kumaré, Karané e Natuyu Yuwipo Txicão. Ano: 2001. País: Brasil. Produção e Distribuição: Vídeo nas Aldeias.

Tem que ser curioso. Direção: Caimi Waiassé. Ano: 1997. País: Brasil. Produção e Distribuição: Vídeo nas Aldeias.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/12/2010 - 13:14 e atualizado em 19/12/2010 - 13:14

Últimas

O que vem por aí