Caminhos da Reportagem

Próximo episódio

  • O peixe nosso de cada dia

    Programa investiga as dificuldades da pesca no litoral brasileiro

    País de dimensões continentais, o Brasil possui um litoral com mais de 8 mil quilômetros de extensão. Esse território abriga 12% da água doce do planeta. Peixe não deveria faltar no Brasil. Mas será que falta?

    O Caminhos da Reportagem desta semana mostra que o litoral brasileiro não é tão favorecido quando o assunto é quantidade de peixes e que a pesca industrial não é explorada em todo seu potencial.

    Atualmente, o Brasil produz 1,25 milhão de toneladas de pescado por ano,  atrás de vizinhos com litoral e território bem menores, como o Chile e a Argentina. Além da produção abaixo da desejada, o peixe – que ainda chega de maneira tímida à mesa dos brasileiros – é considerado caro. A equipe de reportagem visita os estados de Santa Catarina e do Pará, os maiores produtores do Brasil, para saber como funciona o mercado do peixe no país.

    O programa revela os caminhos que o peixe toma do mar ou rio até a mesa do consumidor; as dificuldades da pesca artesanal; o papel dos atravessadores; as incertezas da pesca em alto mar; o beneficiamento industrial; a diferença cada vez maior na balança comercial do produto; a madrugada agitada das negociações no maior mercado ao ar livre da América Latina; a variedade de sabores dos peixes brasileiros e as perspectivas oferecidas pela aquicultura, uma alternativa para o esgotamento dos estoques pesqueiros.

     

    Repórter: Guilherme Marques
    Edição: Isabelle Gomes
    Produção: Vivian Carneiro e Betania Dutra
    Estagiária: Luisa Lougue

Episódios anteriores

Páginas

Programas