Caminhos da Reportagem

Próximo episódio

  • Vale do Para√≠ba

    Conheça o roteiro das cidades mortas

    A Trilha do Ouro fica na Estação Ecológica de BananalOs moradores não gostam do termo. Resistem bravamente à definição dada pelo escritor Monteiro Lobato quando morou na região no começo do século 20. Mesmo assim, "roteiro das cidades mortas" é como ficou conhecido o trajeto que passa em cinco cidades no histórico Vale do Paraíba: Bananal, Areias, Arapeí, Silveiras e São José do Barreiro.

    O Caminhos da Reportagem  vai mostrar onde Dom Pedro I posou antes de seguir viagem rumo ao Grito da Independência do Brasil. A região, que se desenvolveu entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, conheceu o ciclo do ouro, do café, e tudo o que pode vir junto com isso: contrabando de escravos, de ouro, apogeu e decadência.

    A mem√≥ria da √©poca em que a C√īrte do Imperador passeava no Vale , quando os nobres eram os donos das fazendas, est√° em pr√©dios centen√°rios. A maioria entregue a cupins e ao abandono.

    No silêncio da região, que ficou isolada sem estradas de ferro, migrantes que chegaram das capitais se reinventam e transformam as cidades mortas em fonte de sobrevivência. E convivem com as lendas de fantasmas e lobisomem que ainda hoje assustam os desavisados.

     

    Repórter: Fernanda Balsalobre

    Imagens: Nilton de Martins

    Edição de imagens e finalização: Jorge Carvalho

    Produção: Alessandra Valenti, Ana Carolina Amaral, Fernanda Balsalobre, Luciana Lajus

    Direção: Bianca Vasconcellos

Episódios anteriores

P√°ginas

Programas