Caminhos da Reportagem

Próximo episódio

  • Caminhos de Tom

    O programa desta semana relembra a trajetória do grande músico, 20 anos após sua morte

    “Com a parceria do Vinícius, Tom se projeta, dá um salto de qualidade”, analisa o pesquisador  Jairo Severiano.A paixão por Ipanema, pelo Jardim Botânico, pela natureza e pelas mulheres, ele registrou em suas canções. Imortalizou a cidade do Rio e fez a música popular brasileira ganhar o mundo. No mês em que se completam duas décadas sem Antônio Carlos Jobim, o Caminhos da Reportagem segue os passos de Tom, do Arpoador à Mangueira, da churrascaria Plataforma ao Teatro Municipal.

    “Tom era um carioca na acepção romântica da palavra, na acepção moleque da palavra”, defende o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral, entrevistado para o programa.

    Paulo Jobim.Tom Jobim começou sua carreira como pianista em boates e foi um dos fundadores de um grande movimento de modernização da música brasileira: com João Gilberto e Vinícius de Moraes, formou a “santíssima trindade” da bossa nova, segundo o pesquisador de música popular brasileira Jairo Severiano.

    Os jovens artistas buscavam uma nova batida e tinham os bares cariocas como um de seus principais pontos de encontro. Na lista dos preferidos de Tom, havia o Antônio's, o Veloso e o Plataforma. Entre as parcerias do grande músico, a dobradinha com Vinícius de Moraes foi imbatível:

    Ainda hoje, a “Garota de Ipanema” dos dois ainda é a segunda música Miúcha relembra momentos da vida do maestro.mais executada da História. E Tom, com sua habilidade de unir o erudito ao popular, tido como um dos artistas brasileiros mais geniais. No programa, grandes amigos, parceiros e familiares, como Paulo Jobim, Miúcha, Miele e Jaques Morelenbaum ajudam a contar a história de nosso grande maestro. 

    Reportagem: Vera Barroso
    Imagens: Rogério Verçoza
    Auxiliar técnico: Dailton Matos
    Direção: Rafael Casé
    Edição de texto: Renata Cabral
    Editora-assistente: Carolina Pessôa
    Roteiro: Márcio Parente
    Produção executiva: Linei Lopes
    Edição de imagens, som e finalização: Fábio Melo
    Sonorização: Mauricio Azevedo

     

Episódios anteriores

Páginas

Programas