Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Universo do consumo

O Caminhos da Reportagem adentra o universo do consumo, que mistura

Caminhos da Reportagem

No AR em 14/02/2014 - 00:00

Em aula de educação financeira, crianças aprendem a lidar com o dinheiro desde cedoEntre conquistas e armadilhas, entre a busca por status e a compulsão por gastar, o programa desta semana conta a história de pessoas que buscam uma nova relação com o dinheiro.

De acordo com o SPC, 85% das pessoas fazem compras por impulsoA empregada doméstica Tânia Alves saiu do programa Bolsa Família e teve acesso a cartões de crédito pela primeira vez na vida. Comprou geladeira, televisão e micro-ondas. Ela faz parte da classe média em expansão que está conseguindo realizar sonhos de consumo.

O consumo também pode virar pesadelo. Apesar do salário alto, a dentista Célia Perissé acabou nas mãos de agiotas para pagar as dívidas das compras. “Comprava sapatos demais, roupas demais, bolsas demais, tudo de grife. No fim, você tem um armário maravilhoso mas está muito mal", desabafa.

No grupo dos Devedores Anônimos do Rio de Janeiro, os participantes compartilham experiências para superar a vontade incontrolável de gastar.

Pesquisadores ouvidos pelo programa analisam o comportamento do consumidor a partir dos rumos da economia, do cenário internacional, dos padrões da sociedade e de questões emocionais. “Na verdade, é muito difícil você ser um consumidor mais consciente, mais responsável, porque existe todo um arranjo no mercado do qual é difícil escapar”, afirma o psicólogo Fábio Iglesias.

A educação financeira é um tema em moda. A cada dia, surgem novos aplicativos para celular que ajudam a planejar as contas. e nas escolas, os livros infantis e aulas sobre como controlar as finanças ganham cada vez mais importância.

Na Feira do Troca, o que não serve para um vai para a casa de outroAlém de equilibrar as contas, o consumo envolve a preocupação com o meio ambiente. “O mundo já consome muito mais, pelo menos 50% a mais do que a terra é capaz de prover em recursos naturais”, alerta o gerente de conteúdo do Instituto Akatu, Dalberto Adulis.

Algumas experiências, como a Feira do Troca, no interior de Goiás, apontam alternativas para aproveitar coisas que não têm mais utilidade dentro de casa.


Reportagem: Lia Kunzler
Edição de texto: Ana Maria Passos
Produção: Mariana Di Fabre, Aline Beckstein, Luana Ibelli, Diones Sena
Edição de imagem e finalização: Fábio Lima
Arte: Dinho Rodrigues, Antonio Trindade
Imagens: André Rodrigo, Eduardo Viné, João Ferreira, José Carlos Soares, Jorge Brum, Sigmar Gonçalves, Manoel Lenaldo, Marcelo Magalhães, Osvaldo Alves, Paulo Matos, Silvana Nieltzen
Auxiliares: Alexandre Souza, Edgar Monteiro, Edivan Viana, Jairom Rio Branco, José Aderaldo, Lucas Gomes, Mariano da Paz, Rafael dos Santos Rosa, Raimundo Nunes, Richard Lustosa, Rodrigo Mattos, Thyago Brandão

 

 

 




Ultimas

O que vem por aí