Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cópia

O velho e bom Chacrinha já dizia, na televisão nada se cria, tudo se

Comentário Geral

No AR em 11/04/2013 - 04:30

Cantor Leoni fala sobre direitos autorais e pirataria no Comentário GeralO francês Antoine Lavoisier, que criou a lei da conservação da massa, já dizia: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Já o velho e bom Chacrinha foi além e previu o que seria a máxima dos nossos tempos atuais: "Na televisão nada se cria, tudo se copia"... E se você ligar e sintonizar a sua televisão na TV Brasil esta semana vai ver o Comentário Geral falando sobre "cópia".

Você já ouviu falar dos "mashups"? São mixagens que misturam duas ou mais músicas e seus videoclipes. Mas será que eles podem ser encarados como cópias? Quem defende que não, é o DJ e produtor musical João Brasil, um expoente desta prática no Brasil e no mundo.

O cantor Carlos Evanney, cover oficial de Roberto Carlos, chega a ser confundido com o rei quando passeia pela Urca, no Rio de Janeiro. Ele conta de onde surgiu a ideia de virar cópia, ou seja, ficar parecidíssimo com o ídolo e trabalhar exclusivamente interpretando suas canções.

O especialista em tecnologia digital, Carlos Alberto Teixeira, o Cat, alerta para a importância das cópias de segurança de todos os dados importantes que temos nos nossos computadores.

Em um país como o Brasil, 40% da população utiliza algum tipo de produto pirateado. Mas em um mundo onde é possível adquirir de graça pela internet praticamente qualquer produto cultural, a solução seria abrir mão dos direitos autorais? Com a palavra o cantor e compositor Leoni, que disponibilizou suas canções online.

O diretor de cinema Ricardo Miranda fala sobre a importância do copião no processo de feitura de um filme. O copião é o primeiro corte de todo o material filmado, a primeira montagem da narrativa, ainda tomando sua forma. Mas será que com a tecnologia de hoje ainda podemos usar este termo?




Criado em 04/04/2012 - 23:30 e atualizado em 02/04/2013 - 12:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí