Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conhecendo Museus visita a casa onde nasceu Maria Bonita

Programa visita instituição no povoado Malhada da Caiçara (BA)

O Museu Casa de Maria Bonita é uma casa de reboco que abrigou a cangaceira de 1911 a 1929, quando conheceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Depois de uma restauração, em 2006, o imóvel virou ponto turístico da cidade. Na vizinhança da casa, até hoje vivem membros da família de Maria Bonita.

O acervo do Museu conta com objetos de família, da própria Maria Bonita e reproduções de fotos dos cangaceiros. Uma foto na parede a mostra com anéis de ouro e lenço no pescoço. Maria Bonita gostava de se manter arrumada apesar de ter sido uma fugitiva vivendo em esconderijos.

Maria Gomes de Oliveira nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, na cidade de Paulo Afonso, então chamada Gloria, Bahia. Após um casamento no qual não teve filhos, em 1929 tornou-se a namorada Lampião, o "Rei do Cangaço". Um ano depois, foi chamada por Lampião para fazer parte do bando de cangaceiros, como mulher dele. Viveram juntos por oito anos.

Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como "volante").

Serviço:

Conhecendo Museus – Museu Casa de Maria Bonita

Domingo, 24 de setembro, às 11h30, na TV Brasil.

Ultimas

O que vem por aí