Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Museu Nacional da UFRJ

Conheça o maior museu de história natural e antropológica da América

Conhecendo Museus

No AR em 04/09/2018 - 22:15

O Conhecendo Museus visitou o maior museu de história natural e antropológica da América Latina, que reúne acervos científicos, laboratórios de pesquisa e cursos de pós-graduação. Estamos falando do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818. Originalmente foi denominado de Museu Real e só foi incorporado à Universidade, em 1946.

Parte do acervo do Museu NacionalNesse episódio o telespectador poderá conferir o acervo que é exposto em setores. As peças que compõem as exposições abertas ao público, cerca de três mil atualmente, são parte dos 20 milhões de itens das coleções científicas conservadas e estudadas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Etnologia, Entomologia, Geologia, Paleontologia e Zoologia.

No da Antropologia, o destaque é para o esqueleto mais antigo descoberto nas Américas, popularmente conhecido como Luzia. Datações deste crânio e do sítio em que foi encontrado sugerem uma antiguidade entre 11 mil e 11.500 anos.

O setor da Arqueologia reúne coleções importantes. A egípcia é a maior da América Latina e provavelmente a mais antiga das Américas. As peças foram doadas por D. Pedro I e D. Pedro II ao, então, Museu Real. A coleção é composta, hoje, por mais de 700 peças. Fazem parte da exposição, mostras da Arqueologia Pré-Colombiana e da Arqueologia Brasileira. Essa última, que abrange tanto um vasto período de tempo quanto um imenso espaço territorial, apresenta registros das culturas humanas que habitaram o território brasileiro.

Uma das curiosidades do museu é o maior meteorito brasileiro e um dos maiores do mundo, chamado Bendegó, que está alojado no setor de Geologia. Constituído por uma massa compacta de ferro e níquel, o meteorito foi encontrado em 1784 por um menino, Domingos da Motta Botelho, que pastoreava o gado em uma fazenda, no sertão da Bahia.

As interessantes histórias sobre as tentativas de transportar o pesadíssimo bloco para a capital e porque o meteorito tem esse nome, você saberá assistindo ao programa que está imperdível.

Ultimas

O que vem por aí