Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filme épico de Serguei Eisenstein é destaque na Seleção Russa de Cinema

Mostra especial apresenta o longa "Aleksandr Nevsky"

A TV Brasil exibe a produção inédita "Aleksandr Nevsky" (1938), de Serguei Eisenstein, na faixa Seleção Russa de Cinema na madrugada desta terça (10) para quarta (11), à 0h15. Restaurada em 2015, a trama de ficção histórica faz parte da mostra com 15 clássicos da sétima arte da extinta União Soviética que a emissora pública apresenta durante a Copa do Mundo.

Rodado pelo cineasta Serguei Eisenstein entre 1937 e 1938, o longa épico filmado em preto e branco revela a história do príncipe que liderou o exercito russo contra a invasão dos Cavaleiros teutônicos em 1242. A obra estabelece um paralelo entre aqueles invasores e as hordas de Hitler que se preparavam para devastar a URSS.

E "Aleksandr Nevsky", Eisenstein contou com o apoio de Pyotr Pavlenko na construção do roteiro e de Dmitri Vassilyev no trabalho de direção. O filme teve trilha musical do compositor russo Serguey Prokofiev.

Trama

Na primeira metade do século XIII, o príncipe Aleksandr Nevsky evita o confronto com os tártaros – que impunham pesados tributos às cidades russas – e concentra os esforços na organização de um exército popular para enfrentar uma ameaça mais perigosa: os temíveis Cavaleiros Teutônicos..

Os invadores pretendiam se apossar do território russo, submetê-lo ao Sacro Império Romano-Germânico e erradicar sua cultura. O episódio historicamente ficou conhecido como a Batalha do Lago Peipus ou "Batalha no gelo".

Ficha Técnica:
Ano: 1938. País: União Soviética.
Idioma: russo.
Gênero: ficção histórica.
Direção: Serguei Eisenstein.
Elenco: Nikolay Cherkassov, Nikolai Oklopkov, Andrei Abrikosov, Valentina Ivasjova.
Duração: 112 min.
Classificação: 18 anos.

Serviço:
Seleção Russa de Cinema - "Aleksandr Nevsky" - terça, dia 10, para quarta-feira, dia 11, à 0h15, na TV Brasil.

 

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6818

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 09/07/2018 - 10:30 e atualizado em 09/07/2018 - 10:30

Ultimas

O que vem por aí