Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

As alternativas para uma agricultura sustentável

Futurando mostra as formas de cultivo em harmonia com o meio ambiente

Futurando

No AR em 13/12/2017 - 22:00

Um casal na França teve uma ideia para obter mais produtividade com a terra, mas sem usar químicos. Eles investiram na chamada permacultura, que teve origem na Austrália. O método consiste em basicamente fazer com que uma planta proteja a outra. Os detalhes você vai ver neste Futurando.

Se fôssemos incluir nessa história a criação de gado e o esterco produzido pelos animais fosse usado para adubar o pasto, estaríamos falando de um ciclo fechado. Um dia até foi assim. Só que a industrialização interrompeu o ritmo orgânico da natureza. Vamos explicar as consequências disso.

As alternativas para uma agricultura sustentável
As alternativas para uma agricultura sustentável - Reprodução/DW

Um dos principais desafios dentro desse contexto é no transporte do esterco, principalmente do líquido produzido por ele. Custa muito caro. Uma pesquisadora em Stuttgart está estudando um jeito de transformar o composto em pó para diminuir gastos e prejudicar menos o meio ambiente.

O Futurando traz ainda uma reportagem sobre por que os peixes nadam de forma tão sincronizada, sem esbarrar uns nos outros, e sempre pela sombra. Um experimento feito na Universidade de Constança concluiu que um animal acompanha o outro movido por uma inteligência inconsciente capaz de formar uma rede de conexões invisíveis.

As formigas, aliás, também contam com esse tipo de inteligência coletiva, como demonstrou um teste realizado na mesma universidade. Elas sabem e muito desenvolver tarefas em grupo. Resolvem tudo em conjunto, ainda que inconscientemente. Mas os pesquisadores descobriram detalhes ainda mais curiosos sobre a organização desses insectos. Que saber quais? Então não perca o Futurando.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/12/2017 - 10:05

Últimas

O que vem por aí