Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Inovasamba contagia o público com mensagens positivas

Artistas combinam releitura de clássicos da MPB e composições autorais

O Samba na Gamboa exalta o talento de artistas que criaram uma nova maneira de tocar e divulgar sua música. Impossível não se emocionar os vídeos e apresentações do Inovasamba nas ruas. O bamba Diogo Nogueira recebe o grupo nesta sexta (16), às 21h45, na TV Brasil.

Entre as canções que o conjunto apresenta estão releituras de vários sucessos da MPB, versões de composições menos conhecidas e canções autorais. No repertório, o Inovasamba toca "Telegrama", "Clareou (Deus É Maior)" e "Princípio, meio e fim".

Os artistas contam para Diogo Nogueira que defendem o efeito espiritual da música e o poder das redes sociais de multiplicar o efeito das ações de solidariedade. Momentos de pura emoção, como shows não programados no transporte público e a serenata para um casal desconhecido.

Eles relembram momentos marcantes do grupo, como o vídeo em que cantam para a atendente de uma lanchonete. Com o grande sucesso na Internet, as imagens chegaram aos programas de TV. Os artistas acreditam que esses momentos tocam a alma das pessoas. E defendem que usam a música para fazer a diferença.

Curiosidades, história, repertório e propósito

A filosofia do Inovasamba vem atraindo cada vez mais fãs, especialmente nas várias plataformas digitais em que os artistas atuam. Eles revelam que seu objetivo não é fazer sucesso imediato, mas impactar e trazer alegria para as pessoas em seu dia a dia.

Começaram, então, a fazer shows em momentos inesperados e ganharam a simpatia dos seguidores. Os músicos ressaltam que ficam muito surpresos com a generosidade e as mensagens emocionadas.

A escolha de seu repertório é sempre baseada em uma pesquisa musical. Misturam clássicos de grandes sambistas como Serginho Meriti com releituras de Zeca Baleiro, o que ajuda a atingir um público heterogêneo.

As músicas, no entanto, costumam seguir a proposta de divulgar mensagens espirituais e de motivação no dia a dia. No disco "O samba tá aí", lançado em formato digital e disponibilizado na íntegra no Youtube, eles reúnem seus maiores sucessos.

Figurino é uma das marcas do grupo

Uma das curiosidades do Inovasamba é o figurino. Estão sempre de jeans e branco. Os músicos brincam que, além de mais barato, esse estilo direciona a atenção do público para o conteúdo de sua mensagem e não a forma.

Os sambistas brincam afirmando que estão sempre elegantes em qualquer situação. Algumas bem inusitadas, como o vídeo em que tocam no metrô. Ao passar o tradicional chapéu, as pessoas enxergam um bilhete pedindo "dois sorrisos" no fundo e caem na gargalhada. Aliada ao talento musical do grupo, a brincadeira rendeu um vídeo que fez enorme sucesso nas redes.

Na entrevista, os músicos refletem que vêm encontrando muitas pessoas que estão realmente precisando de uma mensagem positiva no dia a dia. O lema do conjunto é "que nossa música chegue ao coração, mente e alma do ser humano".

Os artistas também explicam para Diogo Nogueira se eles se consideram um grupo de samba de raiz. Eles esclarecem a resposta que costumam dar. "Na vida, temos raízes e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza."

O Inovasamba parece querer chegar cada vez mais longe. Transmitido em um ponto de ônibus, seu show foi visto por mais de 70 mil pessoas pelo Facebook. A visualização de suas ações nas ruas de São Paulo já atingiu a incrível marca de 120 milhões de pessoas, somando suas redes sociais.

Sobre a sétima temporada do Samba na Gamboa

Nesta sétima temporada, em 21 edições de 52 minutos, o sambista Diogo Nogueira recebe nomes aclamados e artistas em início de carreira de várias vertentes da música nacional. A nova geração está representada por jovens talentos que estão conquistado espaço como Arlindinho, Juninho Thybau, Mingo Silva e Nego Álvaro, entre tantos outros.

Já a turma com a bagagem de anos na estrada reúne astros como Martinho da Vila, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Sombrinha, Teresa Cristina, Roberta Sá, Antonio Carlos e Jocafi, Xande de Pilares, Pretinho da Serrinha e Nilze Carvalho, além dos grupos Fundo de Quintal, Amigos do Pagode 90 e Casuarina.

Produzido pela TV Brasil em parceria com a Giros, o Samba na Gamboa tem direção geral de Belisário França. A banda que acompanha Diogo Nogueira no programa é formada por Alceu Maia (produção musical e cavaquinho), Cacau de Castro (surdo), Carlinhos de Castro (pandeiro), Daniel Félix (percussão), Victor Neto (sopros) e Wallace Peres (violão sete cordas).

No ar toda sexta-feira, às 21h45, o Samba na Gamboa também pode ser acompanhado pela TV Brasil nas madrugadas de sexta para sábado, às 4h45, e aos sábados, às 18h30. As edições do programa também ficam disponíveis no site da TV Brasil. O conteúdo sob demanda pode ser acessado no endereço: http://tvbrasil.ebc.com.br/sambanagamboa.

Serviço
Samba na Gamboa – sexta-feira, dia 16/11, às 21h45, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sexta-feira, dia 16/11, para sábado, dia 17/11, às 4h45, na TV Brasil
Samba na Gamboa – sábado, dia 17/11, às 18h30, na TV Brasil
Samba na Gamboa – http://tvbrasil.ebc.com.br/sambanagamboa

Da Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/11/2018 - 13:00 e atualizado em 14/11/2018 - 13:00

Últimas

O que vem por aí