Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cordel Ortográfico

A proposta da série “Cordel Ortográfico” foi apresentar interprogramas sobre as mudanças ocorridas na ortografia da língua portuguesa, a partir da Literatura de Cordel. O objetivo é informar o telespectador e fazê-lo assimilar a norma estabelecida, de forma interessante e educativa.

A literatura de cordel entrou nesta proposta, por sua característica lúdica e envolvente, permitindo uma linguagem poética, além de contribuir para a difusão das formas de expressão de um povo, presentes no Brasil.

São interprogramas, de 1 minuto cada, baseados nas cartilhas sobre novo acordo ortográfico, elaboradas pelos cordelistas Donzílio de Oliveira (Brasília), Marcos Mairton e Rouxinol do Rinaré (Ceará) e Marcos Barreto (Bahia).

O texto do cordel foi apresentado, cantado como repente, pelos próprios cordelistas, que fizeram a vez do repentista, e por repentistas consagrados como: Chico de Assis, João Santana, Zé Maria de Fortaleza, Antônio Queiroz e Bule Bule.

No total são 12 interprogramas, divididos pelos temas do novo acordo ortográfico, que variam entre regras relativas à :alfabeto, acentuação gráfica e uso do hífen. Intervenções de palavras, destacando tais modificações, foram usadas e não só deram um acabamento final às peças, como reforçaram visualmente o conceito.
 






Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2012 - 15:50 e atualizado em 30/04/2012 - 15:50

Últimas

O que vem por aí