Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Racismo Estrutural

Documentário discute genocídio da juventude negra pela polícia no

Nação

No AR em 21/05/2017 - 22:00

Esta edição do Nação apresenta o documentário “O caso do homem errado”. O longa conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela polícia militar nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar 37 minutos depois morto a tiros no hospital. Além do caso que dá título ao filme, a produção discute ainda as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia.

Como já foi abordado no Nação, a Anistia Internacional fala de genocídio da juventude negra devido ao grande número de jovens negros assassinados pelas forças de segurança no Brasil. Para debater o racismo estrutural, a apresentadora Fernanda Carvalho conversa com Mariani Ferreira, produtora-executiva do filme; Gleidson Renato Martins Dias, militante do Movimento Negro Unificado, bacharel em Direito, especialista em Direito Público; e o jornalista Renato Dornelles, roteirista do filme "Central", sobre a história do Presídio Central de Porto Alegre, considerado por muito como a pior instituição carcerária da América Latina.

 




Criado em 19/05/2017 - 10:00 e atualizado em 19/05/2017 - 10:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí