Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vida Universitária

Como se dá a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades?

Programa Especial

No AR em 17/08/2014 - 09:30

Caio SampaioCaio Sampaio é estudante de Administração da PUC-RJ e cadeirante. Caio relata os maiores desafios para continuar a faculdade após o acidente. “Algumas coisas tiveram que ser mudadas, adaptadas e algumas outras coisas eu descobri um caminho novo. Existiam outros caminhos e eu não conhecia”, explica Caio.

A estudante de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Castelo Branco, no Rio, Valquíria Souza, é surda e assiste às aulas com auxílio de um intérprete de LIBRAS. “Meu conselho para outros surdos é o seguinte: faculdade é muito bom. Com seu esforço, com a sua vontade, você consegue. Tive esforço e soube o que era melhor para minha vida”, relata a universitária.

Luio CésarJulio Cesar Carneiro estuda Psicologia na Faculdade Estácio de Sá e é cego. De acordo com o estudante, entrar na faculdade foi um sonho alcançado. “Cada dia é um aprendizado diferente. Eles me permitiram gravar as aulas para que eu possa estudar o conteúdo fora e tudo o que é colocado no quadro. Eu me sinto bem incluído aqui”.

O repórter Zé Luiz Pacheco foi até a faculdade IBMEC, no Centro do Rio, e bateu um papo com o estudante de relações internacionais Johann Lopes, que tem deficiência física. No ano passado, ele foi eleito o melhor aluno do curso e pretende manter a média elevada: “Eu sempre tento estar lá nas fileiras (…) isso repercute no mercado, no seu currículo”.

 




Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/10/2013 - 17:54 e atualizado em 04/08/2014 - 17:26

Últimas

O que vem por aí