Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filme “Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo” ganha DVD que será lançado na próxima segunda (2), no Dia Nacional do Samba

Obra é resultado de reportagens musicais sobre Noel Rosa, exibidas em

Araci de Almeida gravou NoelAlmirante também interpretou NoelMartinho da Vila, que tem o nome do bairro imortalizado por Noel, é o narrador do filmeAs comemorações pelo Dia Nacional do Samba, celebrado em dois de dezembro, terão um tempero especial: o lançamento, em DVD, do filme “Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo”, uma coprodução da TV Brasil e da Cinemar Produções, que homenageia um dos mais importantes e populares compositores brasileiros: Noel Rosa. O lançamento também marca o sexto aniversário da emissora pública, gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), festejado na mesma data.

O lançamento acontece a partir das 17h30, na livraria Folha Seca, localizada num endereço que é reduto de apreciadores do samba de raiz, a Rua do Ouvidor, 37. Embalando os convidados, sambas de Noel interpretados pela cantora Marina Iris, que tem forte ligação com o gênero. Estarão presentes o diretor do filme, Dácio Malta, o produtor Roberto Faissal, a cantora Mariana Baltar, que interpreta a canção de abertura da obra, e representantes da TV Brasil.

“Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo” é originário da série homônima que homenageou o centenário de nascimento de Noel, cujos cinco episódios foram ao ar na TV Brasil em 2010. A reportagem destaca a obra do compositor, morto aos 26 anos de tuberculose, e que compôs, em sua curta carreira, 227 músicas, a maioria delas sambas, alguns considerados verdadeiras obras-primas. Noel já foi gravado pelos mais notáveis intérpretes da MPB, sendo que algumas de suas músicas, como “As Pastorinhas", conta hoje com cerca de duas centenas de gravações.

O jornalista Dácio Malta é autor do roteiro e diretor geral do filmeDácio Malta estava escrevendo um espetáculo sobre o centenário de Noel e foi daí que surgiu a ideia do documentário que originou a série de cinco episódios exibida na TV. Segundo ele, guardada a modéstia, o documentário é definitivo porque, quando foi feito, em 2010, não tinha nenhum contemporâneo do Noel vivo. Tudo foi de arquivo. “Eu acho que o documentário sobre a vida e obra de Noel é definitivo. Quando fiz, já não tinha nenhum contemporâneo do Noel. Usei muita coisa de arquivo. Mesmo se alguém fizer vai ser impossível encontrar alguma coisa nova de Noel”, explica Dácio.

A produção reuniu mais de 60 horas de gravações, além de outras dezenas de arquivos sonoros, fotos, partituras e originais de Noel. Resultado de 20 meses de pesquisa, foi realizada em apenas seis semanas. No filme, expoentes da MPB, como Caetano Veloso e Zeca Pagodinho, entre outros, confessam a importância de Noel em suas vidas.

Além das gravações de Zé Renato, que é o diretor musical do filme, de Mariana Baltar, e dos entrevistados, foram utilizadas imagens de arquivos da TV Brasil, TV Cultura, TV Globo, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional e Fundação de Artes Alves Penteado. Oito das músicas do documentário são paródias – uma faceta de Noel pouco conhecida do público.

O filme

Realizado pelo jornalista Dácio Malta, que também assina o roteiro e a direção geral, o filme tem como produtor Roberto Faissal e direção musical de Zé Renato. Também conta com a participação da cantora Mariana Baltar. O narrador do documentário é o sambista Martinho da Vila, que traz no nome o do bairro imortalizado por Noel.

O filme está dividido em cinco blocos, como abaixo:
O nascimento do poeta: apresenta as interpretações de “Minha viola” (Almirante), “Quando Saímos do Norte (Bando dos Tangarás), “Com que Roupa” (Caetano Veloso e Zeca Pagodinho), “Para Me Livrar do Mal” (Ismael Silva e Cristina Buarque de Hollanda), “De Babado” (Gabriel da Muda e Moacyr Luz), “O Samba não pode acabar” (Monarco), “Onde está a honestidade” (Ivan Lins), “Positivismo (Mariana Baltar), “Filosofia” (Mart’nália) e “Seu riso de criança” (Aracy de Almeida).

O Carnaval e o humor: com as músicas “Gago apaixonado” (João Bosco), “As pastorinhas” (Braguinha), “A-E-I-O-U” (Silvio Caldas), “Pierrot apaixonado”(Zé Renato), “Até amanhã” e “O orvalho vem caindo” (Zé Renato e Mariana Baltar), “De babado” (Roberta Sá), “O galo” (Romulo Gomes), “Roubou mais não leva” (Antonio Nonato), “Capão de estimação” (Mariana Baltar), “A Genoveva não o que diz” (Zé Renato), “Cem mil réis” (gravação original de Noel Rosa), “Barbeiro de Niterói” (Max Nunes), “Faz três semanas” (Henrique Cazes) e “Conversa de botequim” (Doris Monteiro e Zé Renato).

As paixões e as musas: com “Mulher indigesta”, “Prazer em conhecê-lo”, “Três apitos”, “Cor de cinza”, “Dama do cabaré” (Zé Renato), “De babado” (Monarco) e “Você vai se quiser” (João Nogueira).

A polêmica e as intérpretes: com as músicas “Lenço no pescoço”,  “Mocinho da Vila”, “Conversa fiada”, “Frankestein da Vila”, “Deixa de ser convencida” (Cristina Buarque de Hollanda), “Rapaz folgado” (Aracy de Almeida),  “Feitiço da Vila” e “Palpite infeliz” (Mariana Baltar), “Quando o samba acabou” (Marilia Batista e Alaide Costa), “De babado” (Zeca Pagodinho), “O X do problema” (Angela Rô Rô), “Feitio de oração” (Aracy de Almeida) e “Cem mil réis” (Marília Batista).
A morte o legado: “Não tem tradução” (Caetano Veloso e Zé Renato); “Pela décima vez”, “Fita amarela” e “Belo Horizonte” (Zé Renato), “De babado” (Omar Jubran), “Ao meu amigo Edgar” (Martinho da Vila), “Último desejo” (Dona Canô e Zé Renato) e “Noel, a presença do povo” (carnaval apresentado pela Unidos de Vila Isabel, em 2010).

Serviço:
DVD “Noel Rosa, Poeta da Vila e do Povo
R$ 45,00 (à venda na Livraria Folha Seca)
Lançamento:
Dia 2 de dezembro. A partir das 17h30. Livraria Folha Seca (Rua do Ouvidor, 37 – Centro)


Ficha Técnica:
Dacio Malta – Roteiro e Direção Geral
Roberto Faissal – Produtor-Executivo
Antonio Luiz Mendes – Diretor de Fotografia
Marcelo Taranto - Diretor de Cena Musical
Zé Renato – Diretor Musical
Martinho da Vila – Narrador
Mariana Baltar – Cantora
Antonio Nonato – Texto
Alexandre Murucci – Diretor de Arte
Rogério Reis – Fotógrafo de Arte do projeto
Rudá Pin – Videografismo
Patrícia Fróes – Figurino
Músicos:
João Carlos Coutinho – Teclados e Acordeon
Rômulo Gomes – Baixo
Zero – Percussão
Pesquisa e Produção:
Poliana Paiva
Paulo Fournier
Flavio Chaves
Marina Faissal
Grecia Falcão
Câmera
Wanessa Malta- Assistente
Pedro Gonçalves- Assistente
João Atala- Camera Adicional
Stefan Kolumban- Câmera Adicional
Daniel Venosa – Câmera Adicional
Altininho – Chefe Eletricista e Maquinaria
Som
Jonas Louzada – Som Direto
Bernardo Adeodato – Mixagem
JP Fonseca – Finalização
Edição e Finalização
Zhai Sichen – Edição
Tuco – Musicais
Pedro – Assistente
Gerson – Colorista
Cameras e Luzes: CineMar
Luz Maquinaria e Estúdio
Apema
Finalização
Afinal Filmes
Website
Roberto Chahim

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/11/2013 - 17:24 e atualizado em 29/11/2013 - 17:43

Últimas

O que vem por aí