Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil estreia Partituras, novo programa de música erudita, neste domingo (09/03)

Atração da emissora pública vai exibir grandes concertos e pocket

Jornalista Luíza Sarmento apresenta Partituras todos os domingos às 22h na TV Brasil A TV Brasil estreia o programa Partituras neste domingo (09)  às 22h. Ao todo, são 52 episódios de 54 minutos, que vão ao ar semanalmente, voltados exclusivamente à música erudita. A atração exibe grandes concertos nacionais e internacionais, licenciados pela emissora pública, e pocket shows inéditos, com convidados brasileiros de renome e novos talentos, gravados nos estúdios da TV Brasil. A proposta é mostrar a diversidade de solistas e conjuntos que povoam o calendário da música de concerto.

“O Partituras é um programa dedicado unicamente à música clássica, que busca tornar o gênero mais popular no país. Nosso desejo é que ele seja uma referência para os amantes desse estilo musical e que contribua, sobretudo, com a formação de novas plateias”, diz o curador e roteirista do Partituras, o maestro José Schiller.

Após os recitais, a atração apresentada pela jornalista e atriz Luíza Sarmento, vai sempre exibir um minidocumentário, com informações e curiosidades sobre os músicos e as obras executadas. Com direção artística de Rodrigo Soprana, o Partituras tem produção executiva de Manoel Borges Freire e Henrique Lima, e assistência de produção de Thamiris Tavares. O programa também estreará uma versão radiofônica na rádio MEC FM, no mesmo domingo, dia 9, à meia-noite, com apresentação de José Schiller.

 

Partituras recebe Duo Santoro na estreiaApresentação inédita e exclusiva do Duo Santoro marca a estreia do programa

No primeiro episódio, em 9 de março, às 22h, o Partituras apresenta o Duo Santoro, formado pelos gêmeos Ricardo e Paulo Santoro. A dupla, celebrada pelo público e pela crítica especializada por suas interpretações comoventes, nutre a paixão pela música e pelo mesmo instrumento: o violoncelo. Em uma apresentação inédita e exclusiva, gravada dos estúdios da TV Brasil, no Rio de Janeiro, o duo violoncelístico apresenta composições dedicadas à música brasileira, como por exemplo: “O trenzinho Caipira”, de Villa-Lobos e “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo.

Os convidados dos próximos programas serão Nicolas de Souza Barros (violão com oito cordas); Claudia Nascimento e Jennifer Campbell (duo de flauta e harpa); Trio Capitu e Quarteto Guanabara. E vale lembrar que o Partituras também vai apresentar ainda neste primeiro semestre o Ofício 1816. O produto licenciado mostra a rara montagem, que é enriquecida de história brasileira.

Quando a corte portuguesa chegou ao Brasil, D. João ficou totalmente encantado com um compositor carioca em particular: o padre José Maurício Nunes Garcia. Não à toa, a qualidade da sua obra acabou motivando o príncipe regente a criar uma pensão vitalícia especialmente para ele. E foi a partir desta afinidade que surgiu a encomenda do Ofício 1816, para a missa em homenagem à rainha-mãe, quando ela faleceu. É considerada uma das obras-primas do compositor e será interpretada no programa Partituras pelos solistas convidados da Cia Bachiana Brasileira, com a regência do seu diretor artístico, o maestro Ricardo Rocha.


Serviço:
Estreia do programa Partituras – domingo (09) às 22h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/03/2014 - 11:20 e atualizado em 09/03/2014 - 11:33

Últimas

O que vem por aí