Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série "Viagem ao Fundo do Mar" estreia na TV Brasil

Produção espanhola de seis episódios mergulha em paraísos naturais de

Série documental apresenta as belezas da fauna e flora marinhasA partir desta quarta-feira, 9 de julho de 2014, a TV Brasil apresenta às 22h a série documental Viagem ao Fundo do Mar que explora, em seis episódios de 50 minutos de duração, paraísos naturais em diferentes regiões do planeta: o arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral brasileiro; o mar do Caribe, no México; a ilha de Papua Nova Guiné; os corais de recife no Mar Vermelho; as águas mornas da Tailândia; e as águas cristalinas das Bahamas.

Dirigida por Antonio Alpañez e Paco Nadal, que apresenta o programa, a série espanhola ressalta a importância da preservação dos ambientes oceânicos e marinhos nos quatro cantos do globo.

No primeiro episódio do programa, Viagem ao Fundo do Mar faz um mergulho no Atlântico Sul para revelar as belezas do arquipélago de Fernando de Noronha, no litoral do Brasil, no meio do Oceano Atlântico. O arquipélago é uma espécie de “oásis” no meio de um grande deserto de mar e é considerado um dos melhores lugares para se mergulhar no mundo.

 


Condições ambientais para fauna e flora

Programa destaca a urgência em se preservar os ambientes oceânicosFernando de Noronha é um pequeno arquipélago vulcânico, composto por uma ilha principal, a única habitada, e mais 20 pequenas ilhas. A série documental exibida pela TV Brasil destaca que grande área do local tornou-se um Parque Nacional Marinho desde 1988 para assegurar a preservação das espécies e a ocupação humana racional. Em Noronha são protegidas as diversas espécies marinhas nativas que lá se refugiam. A vegetação é formada por mangue e flora típica do agreste nordestino.

O arquipélago busca oferecer abrigo para espécies endêmicas, aquelas que se desenvolvem numa região restrita. Fernando de Noronha também é uma área privilegiada de concentração dos golfinhos rotadores que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta, sendo um espaço apropriado para a preservação da fauna.

Desde 2001, o arquipélago de Fernando de Noronha é reconhecido pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural em virtude de suas excepcionais condições ambientais. Essas características atraíram a atenção dos ambientalistas de todo o mundo e de organismos preservacionistas, envolvidos na luta em defesa da natureza, fazendo surgir a proposta de concessão do título.

Com essa qualificação, cresce a responsabilidade daqueles que vivem ou visitam Fernando de Noronha. Os moradores e turistas assumem o compromisso de contribuir para que a preservação rigorosa seja mantida, obedecendo às normas estabelecidas no Plano de Manejo do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/07/2014 - 09:13 e atualizado em 09/07/2014 - 09:20

Últimas

O que vem por aí