Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta série sobre a música do Pará a partir de sábado (03/01)

Sob o comando de Charles Gavin, Brasil Adentro desvenda o som paraense

Charles Gavin entrevista personalidades como Gaby AmarantosMúsico também conversa com novos talentos como Lia SophiaFenômeno artístico no país, a música paraense ganha destaque na tela da TV Brasil. Neste sábado (3), às 21h30, a emissora pública estreia Brasil Adentro – Música do Pará. Em cinco capítulos, a proposta é traçar um panorama sobre os ritmos do estado. Para isso, a atração reúne artistas consagrados na Região Norte que abordam a peculiaridade de um som inventado por eles mesmos. O novo programa da tem direção geral e curadoria do músico Charles Gavin que apresenta a série.

A atração musical investiga todo a riqueza artística e o charme das produções do Pará. A cada semana, Brasil Adentro trata de um diferente estilo. O objetivo é aprofundar as peculiaridades e revelar o frescor da cultura paraense, ainda pouco conhecida no país e no mundo. Os entrevistados são representantes dos mais variados ritmos como o Carimbó, a Guitarrada e o Lundu.

 

Nomes consagrados e revelações do Pará participam da série

Série ainda reúne ícones da música paraense como Dona OneteDurante os episódios, o ex-baterista da banda Titãs recebe artistas renomados e jovens revelações do Pará. O programa exibido pela TV Brasil apresenta sucessos atuais como Gaby Amarantos e Lia Sophia além de ícones da arte regional como Dona Odete e Mestre Laurentino. Entre os convidados também estão nomes como Fafá de Belém, Leila Pinheiro, Paulo André Barata, Pinduca, Felipe Cordeiro e o Trio Manari, entre outros.

No bate-papo, Charles Gavin e os músicos paraenses refletem sobre temas diversos que são caros à cultura nacional. Os artistas debatem a autenticidade de suas autorias; a difícil realidade de tentar se destacar sem a ajuda das grandes gravadoras; e, principalmente, a importância do momento atual, com o advento do tecnobrega.

Hoje o estado do Pará abriga um movimento musical próprio que, segundo os precursores, foi uma tentativa de misturar a batida eletrônica com a amazônica. Criando mercado com formas alternativas de produção e tendo a internet como sua principal arma promocional, o gênero ocupa uma posição favorável dentre os mais exportados.

O programa Brasil Adentro - Música do Pará é uma produção da Diversão e Arte, com patrocínio da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Pará.

 

Primeiro episódio "Carimbó: A Matriz da Música Paraense"

Trio Manari participa do primeiro episódio de "Brasil Adentro"Em seu episódio de estreia, a série Brasil Adentro faz um giro pelo som do Pará e aborda a origem da música que se faz hoje no estado. O primeiro programa mostra o trabalho de ícones como Arraial do Pavulagem, Dona Onete, Manoel Cordeiro, Mestre Curica, Mestre Verequete, Pinduca e Trio Manari.

A nova atração da emissora pública recorda os mestres que inspiraram a cultura local, destaca explicações históricas e geográficas do “isolamento” do estado e analisa as misturas singulares da região e suas origens. Além disso, a ideia é desvendar as influências de outras culturas,  refletir sobre a modernização e a lambada, bem como discutir o sucesso de paraenses nos anos 1980 e 1990.


Serviço
Série Brasil Adentro - Música do Pará
Estreia dia 3 de janeiro (sábado), às 21h30, na TV Brasil
Cinco episódios de 52 minutos, nos dias 3, 10, 17, 31/01, e 07/02, às 21h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/12/2014 - 18:25 e atualizado em 23/01/2015 - 08:16

Últimas

O que vem por aí