Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil apresenta o documentário nacional “Pássaro Preto” neste sábado (29/10)

Com direção de Maria Pereira, longa é o representante do país no DOCTV

O filme "Pássaro Preto" é o destaque da sessão DOCTV Latinoamérica V na madrugada deste sábado (29) para domingo (30), à meia-noite, na TV Brasil. Representante do país na quinta edição da seleção, o documentário dirigido por Maria Pereira acompanha o dia a dia das crianças que cumprem sentença nos centros socioeducativos do país.

 

O longa propôs a construção de máscaras pelos próprios personagens para usarem durante toda a gravação. "A ideia é desmascarar esses meninos e meninas literalmente através da construção de máscaras que eles mesmos inventaram para si. Afinal, esses adereços revelam os personagens que habitam seus imaginários", explica Maria Pereira, diretora e produtora do documentário.

 

A proposta da produção é, também, fornecer subsídios para o debate sobre a mudança da lei da maioridade penal no Brasil. “A ideia é fortalecer a perspectiva de que não vale a pena reduzir, porque o problema é bem mais embaixo e certamente não é só encarcerando que se resolve”, afirma a diretora. A motivação no desenho do projeto foi contribuir para que a sociedade reflita sobre o estigma que assola esses adolescentes, criando pontes de identificação entre o espectador e o personagem.

 

A equipe do filme tem Maria Pereira como diretora e produtora, edição de Julia Bernstein e direção de fotografia de Camila Freitas. O documentário é da produtora Praga Conexões.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinopse

 

Atrás das grades de centros socioeducativos do Brasil, menores de idade cumprem medida de restrição de liberdade.

 

Muitos deles contam como mantêm vivos os sonhos e aspirações, apesar da vida de encarceramento.

 

Com máscaras feitas por suas próprias mãos, num processo criativo provocado pela equipe de filmagem, para garantir e preservar sua identidade, nove adolescentes mineiros e gaúchos contam suas histórias de vida e seus sonhos.

 

Os jovens relatam abertamente sua história com o rosto escondido por gesso e tinta, e os pássaros pretos que trazem dentro de si.

 

A face oculta por máscaras de aves sugere uma metáfora para seu desejo de liberdade, de voar além da prisão.

 

 

 

Ficha Técnica
Título original: Pássaro Preto. País de origem: Brasil. Ano: 2016. Gênero: documentário. Direção: Maria Pereira. Produção: Maria Pereira e Julia Bernstein.  Edição: Julia Bernstein. Direção de fotografia: Camila Freitas. Produtora: Praga Conexões. Duração: 53 min. Classificação indicativa: 18 anos.

 

 

 

Sobre o DOCTV Latinoamérica V

 

A faixa DOCTV Latinoamérica V busca contribuir para a integração cultural, social e econômica do continente. A iniciativa pretende fomentar a coprodução e a circulação de documentários da América Latina, criando pontes que promovam o intercâmbio na região.

 

A seleção reúne 17 produções inéditas que abordam o mesmo eixo temático: a busca da felicidade. A proposta é abrir possibilidades de relatos de experiências e histórias de transformação que mostram outros mundos possíveis dentro da realidade de cada país participante.

 

Os filmes mostram questões muito diferentes, mas cujos personagens falam sob uma perspectiva comum: todos escolheram seu próprio e particular caminho para encontrar a felicidade.

 

Neste ano, o programa abrange Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

 

Os documentários serão exibidos na mesma semana nos 21 canais de televisão públicos participantes da rede DOCTV América Latina. O programa inova ao garantir tanto a produção, a exibição e a promoção dos conteúdos nas televisões que aderiram à rede internacional que conta com a participação da TV Brasil.

 

Serviço:
DOCTV Latinoamérica V – "Pássaro Preto" – sábado (29) para domingo (30), à meia-noite, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/10/2016 - 18:30 e atualizado em 25/10/2016 - 18:40

Últimas

O que vem por aí