Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Orquestra de Sopros da UFRJ no Partituras

Músicos homenageiam compositores brasileiros e estrangeiros

Partituras

No AR em 29/09/2019 - 12:30

Nesta edição do Partituras a Orquestra de Sopros da UFRJ prepara um repertório composto por compositores brasileiros e estrangeiros. Regida pelo maestro Marcelo Jardim, a orquestra executa obras de Yosuke Fukuda, Francisco Mignone, Murillo Santos e José Ursicino da Silva (Mestre Duda).

Everson Moraes faz solo de oficleide, raro instrumento de sopro
Everson Moraes faz solo de oficleide, raro instrumento de sopro - Divulgação/Partituras

O concerto adquire um caráter especial ao utilizar o oficleide, instrumento de sopro de origem francesa que caiu em desuso há mais de um século. O músico Everson Moraes pesquisou sobre o instrumento, adquiriu um deles na França, reformou e começou a estudar repertório para o instrumento, que era também utilizado no choro, inclusive por Irineu de Almeida, vulgo "Irineu Batina", professor de Pixinguinha. Everson Moraes faz o solo de oficleide em dois momentos: no 3° movimento da Suite Marajoara (Festa do Círio de Nazaré (Valsa) e no "Formicida Guanabara").

Outro momento especial do concerto é a execução do que é considerado o primeiro jingle do Brasil. Everson, junto ao grupo musical "Os Matutos", realizou uma pesquisa no interior fluminense, em antigas fazendas de café, atrás de partituras. Eles encontraram e resgataram diversas partituras, polcas, tangos brasileiros, maxixes, entre outros gêneros. Mas foi em uma fazenda em Trajano de Morais que os musicos encontraram a partitura do "Formicida Guanabara", que possui aproximadamente 130 anos. Originalmente feita para piano, a partitura foi então transcrita para orquestra de sopros e oficleide.

Orquestra de Sopros da UFRJ homenageia compositores brasileiros e estrangeiros no Partituras
Orquestra de Sopros da UFRJ homenageia compositores brasileiros e estrangeiros no Partituras - Divulgação/TV Brasil

Neste vídeo, assista na íntegra à execução de Suíte Marajoara de José Ursicino da Silva, com a edição e revisão de Marcelo Jardim.

Suíte Marajoara | Orquestra de Sopros da UFRJ no Partituras - tvbrasil

Ficha técnica
Direção: Waldecir de Oliveira
Produção: Vicente Figueira
Entrevistas: Bia Aparecida
Edição: Fábio Nehrer

Criado em 25/09/2019 - 14:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí