Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Internet

Edição mostra projetos de inclusão na web

Programa Especial

No AR em 30/09/2017 - 12:00

O Programa Especial desta semana trata da internet, o meio mais importante de conexão entre as pessoas no mundo atual. Vamos conhecer os projetos na web do Marcos Lima, que é jornalista e tem deficiência visual. Ele mantém um blog e um canal no Youtube chamados "Histórias de Cego", em que conta suas várias experiências de vida e também histórias de outras pessoas com deficiência visual, de forma leve e divertida. Marcos afirma que quem entrar no canal e assistir aos vídeos não vai ter pena nem tristeza.

Marcos Lima tem um blog e um canal no Youtube
Com fones no ouvido e sentado em uma cadeira, Marcos apoia os ante-braços na mesa e segura um celular. Com os dedos, ele toca na tela do aparelho. - Divulgação

A repórter Fernanda Honorato conversou com Alex Duarte, autor da websérie "Geração 21", e com seus protagonistas, Maíra, Tathi, Caio, Jéssica e Pampam, que têm síndrome de Down. Fernanda também é uma das protagonistas do projeto. A websérie conta, em 12 episódios, as conquistas profissionais de pessoas com síndrome de Down. Alex diz que a mensagem mais importante e necessária do projeto é como as pessoas com esta condição estão inseridas no mercado de trabalho e como fazem a diferença dentro das corporações.

Nossa equipe foi até o Museu de Arte do Rio (MAR) para conhecer mais sobre o projeto "Mar em LIBRAS". Gleyce, que é coordenadora pedagógica do museu, falou sobre a iniciativa, que, segundo ela, é uma forma de inclusão em que a pessoa com deficiência auditiva dialoga com outros surdos e também com o público geral do museu. A ideia é uma colaboração no conhecimento nos diferentes temas abordados pelo MAR.

Sentadas em um brinquedo de criança, Maria Daniele e Paola encostam nariz com nariz, de olhos fechados
Sentadas em um brinquedo de criança, Maria Daniele e Paola encostam nariz com nariz, de olhos fechados - Divulgação

No quadro "Eu Sou Fã do Programa Especial", Maria Daniele revela por que gosta do programa. Ela é mãe da Paola, que tem 6 anos e tem síndrome de Down. Para Maria Daniele, muitas pessoas têm preconceito porque não são familiarizadas com questões relacionadas à deficiência, então os relatos mostrados no programa colaboram para a desmistificação dessa ideia, aumentando a aceitação.

Ultimas

O que vem por aí