Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Programa Especial comemora a data que busca esclarecer dúvidas sobre o

Programa Especial

No AR em 02/04/2017 - 12:30

Rodrigo TramonteDiagnosticado aos 30 anos com a Síndrome de Asperger, o cartunista Rodrigo Tramonte fala sobre o autismo. "Nasci em Florianópolis, em 1980, numa época em que nem os próprios psicólogos sabiam o que era o autismo. Os profissionais ainda não entendiam que o autismo tem vários níveis e espectros. Uma amiga fonoaudióloga reparou que eu tenho alguns sintomas do Asperger como a ecolalia, repetir as palavras que as pessoas dizem", exemplifica.

Rodrigo ainda comenta o lançamento de um livro de quadrinhos com histórias bem humoradas sobre o cotidiano dele. "Eu sempre desenhei, desde criança. É uma forma de eu expressar aquilo que é difícil conseguir expressar pelas palavras, pela comunicação social. Foi um meio que eu consegui de me aproximar das pessoas. O livro 'Humor Azul - O Lado Engraçado do Autismo' une os meus dois principais interesses: história em quadrinhos, desenho de humor e o autismo. Ele mostra alguns episódios da dificuldade de socialização, só que de uma forma bem humorada. O personagem é azul, é uma pessoa autista de 30 anos, é parcialmente inspirado na minha vida e nos relatos de alguns amigos autistas adultos.”

Ícaro Pereira tem 9 anos e aos 4 foi diagnosticado com autismo. Ainda bebê, ele foi adotado por Márcia Fonseca. Ela conta como foi o desenvolvimento do menino.




Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

Ultimas

O que vem por aí