Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Surdocegos são tema do Programa Especial

A surdocegueira é caracterizada pela presença simultânea de

Programa Especial

No AR em 24/08/2014 - 09:30

Manifestação de pessoas com surdocegueira em BerlimEm Berlim, na Alemanha, a equipe de reportagem conferiu uma manifestação de pessoas com surdocegueira. Eles querem conscientizar a sociedade da importância de terem seus direitos respeitados. “Há cerca de três anos e meio tive uma complicada perda súbita de audição, uma piora significativa na audição. Naturalmente, eu mesma sou afetada e luto pelos meus direitos, mas Luva sensorial Mobile Lorm Glovetambém pelos direitos das outras pessoas, para que a situação deles possa melhorar”, relata Katrin Dinges, representante do Comitê Técnico Unificado de Pessoas com Deficiência Auditiva, Visual e Surdocegos, da Associação Alemã de Cegos e Pessoas com Deficiência Visual.

Na Universidade das Artes de Berlim, o Programa Especial entrevistou Thomas Bieling, do Departamento de Pesquisa em Design. Thomas mostrou o protótipo da Mobile Lorm Glove, luva sensorial que ajudará na comunicação de surdocegos. A luva é uma adaptação digital do sistema Lorm, no qual cada ponto tocado na palma da mão corresponde a uma letra do alfabeto. Thomas mostrou como é feita a comunicação através da luva: “com essa luva, os textos são digitalizados e podem ser enviados por mensagens, e-mails para outras pessoas, não importa onde elas estejam e se sabem a linguagem Lorm.”

O repórter Zé Luiz Pacheco visitou as instalações do Programa de Atendimento e Apoio ao Surdocego (PAS), no Instituto Benjamin Constant. Ele conversou com a responsável pelo Programa, a professora Marcia Noronha. “Temos a questão pedagógica, voltada para o ensino do Braille, das formas alternativas de comunicação. E tem a terapia ocupacional, para as atividades da vida diária ou atividades de vida independente, para que a pessoa se reorganize dentro da nova condição”, explica a professora.

 




Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca
 

Ultimas

O que vem por aí