Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologia a serviço da inclusão social

O Programa Especial desta semana mostra dispositivos eletrônicos que

Programa Especial

No AR em 20/07/2013 - 13:00

Antonio CesariA equipe de reportagem visita o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNTA), em Campinas (SP), ligado ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. O CNTA contribui para a inserção das pessoas com deficiência na sociedade.

Em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, nossa equipe bate um papo com a idealizadora do Projeto Cabide-Visão, Adriana Sêmola, e com o designer responsável pelo projeto, Antonio Cesari. Os cabides ajudam pessoas com deficiência visual na hora de se vestir, pois possuem um chip onde são gravadas mensagens sonoras com as características da peça, podendo informar detalhes de cor, formato da roupa, tipo de tecido e até para qual clima o vestuário é mais apropriado. Para acionar o “cabide falante”, feito de resina e madeira reciclada, basta apertar um botão. Antonio revela o processo de criação dos cabides:

"Desenhando um produto como este, a gente se deu conta de que pode fazer outros produtos que falem com a pessoa".

Em Niterói (RJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF), a equipe do Programa Especial foi apresentada ao JECRIPE, jogo de estimulo às crianças com síndrome de Down em idade pré-escolar, e conversa com o coordenador do projeto, André Brandão.

O projeto de jogos eletrônicos é desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Computação e do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF. O projeto é patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do RJ. Os personagens do jogo têm síndrome de Down, mas não são excluídas as crianças que não têm a síndrome, pois todas podem jogar.

"O jogo tem três ambientes. Um deles estimula a imitação; o outro a motricidade fina; e o outro, a percepção. E cada um deles vai de uma maneira que as atividades do jogo estimulam essas habilidades cognitivas em específico", explica Brandão.

 




Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 08/07/2013 - 21:11 e atualizado em 25/07/2013 - 17:03

Ultimas

O que vem por aí