Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Uruguai – iniciativas de acessibilidade e conscientização

Programa especial visita o país e apresenta pessoas que trabalham pela

Programa Especial

No AR em 05/04/2015 - 09:30

Juan Martin tem o surf como grande paixão.
Alberto Calcagno foi o primeiro cego no Uruguai a usar um cão-guia.Alejandra Forlán
se tornou cadeirante após um acidente de carro. Depois disso, criou uma fundação que leva o seu nome, para conscientizar as pessoas sobre temas relacionados à deficiência. “Lembro perfeitamente que a primeira coisa que fiz foi sair de casa, para que as pessoas me vissem de cadeira de rodas. Assim, fui encarando a sociedade, indo aos lugares, saindo para dançar, para tomar alguma coisa. Acho que todos nós temos o direito de aproveitar a vida, de poder estudar e trabalhar”, relata.

Alberto Calcagno é presidente de uma fundação que trabalha para viabilizar a primeira escola de cães-guia do Uruguai – a FUNDAPPAS. Alberto, que foi o primeiro cego a utilizar um cão-guia no país, explica o trabalho com os animais: “o filhote deve ser socializado a partir dos dois meses de vida. É entregue para as famílias que vão fazer esse trabalho, isto é, vão fazer o filhote conhecer o mundo para que, quando trabalhar na rua, seja como cão-guia ou cão de assistência, não tenha nenhum tipo de surpresa e conheça a maior quantidade possível de coisas.

Juan Martin, cadeirante, usa uma prancha motorizada para surfar com os amigos. O esporte é sua grande paixão. “Cada esporte tem sua característica, mas o surf, principalmente, me vincula muito à natureza e aos meus amigos. Após uma semana complicada, o surf limpa a minha cabeça, deixa tudo ordenado. Eu não conseguiria viver longe do mar. Ele faz parte de mim”, confessa Juan.

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/03/2015 - 20:02 e atualizado em 06/04/2015 - 10:50

Últimas

O que vem por aí