Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aderbal Freire-Filho é homenageado em especial da TV Brasil 

Recordar é TV

No AR em 11/08/2023 - 22:30

Em tributo ao ilustre diretor de teatro Aderbal Freire-Filho, que faleceu nesta quarta (9), aos 82 anos, a TV Brasil exibe uma série de atrações temáticas de sexta-feira (11) a domingo (13). Destaque para a maratona com edições especiais do programa Arte do Artista, apresentado por ele entre 2012 e 2016, e entrevistas marcantes do homenageado para diferentes produções da emissora.

aderbal_freire-filho_2012_tv_brasil_arte_do_artista_cenario_02
Aderbal Freire-Filho, em 2012, no cenário do Arte do Artista - Foto: Ana Paula Migliari/Divulgação

Para reverenciar o ator e dramaturgo, a programação leva ao ar seis episódios memoráveis do Arte do Artista em duas sequências de três programas nesta sexta-feira (11), às 22h30, e no sábado (12), às 21h30. No primeiro dia, a TV Brasil resgata a presença de Marieta Severo, Walter Carvalho e Gregório Duvivier na produção. Depois, traz a participação de Flávia Oliveira, Eduardo Kobra e Clarice Falcão.

Ainda vai ao ar uma versão especial do Recordar é TV no domingo (13), às 20h, com material exclusivo preservado no acervo. A homenagem utiliza entrevistas históricas concedidas por Aderbal Freire-Filho para o saudoso jornalista Alberto Dines no programa Observatório da Imprensa, em 2016, e para Liliane Reis, no Estúdio Móvel, no mesmo ano, exibidas pela TV Brasil. O conteúdo ainda inclui um papo de Aderbal com Caíque Ferreira no programa Curto Circuito, da TVE/RJ, em 1992.

Sobre Aderbal

Natural de Fortaleza, Aderbal era formado em Direito, mas seguiu trajetória no universo artístico, meio em que estava envolvido desde a juventude quando integrou grupos amadores de teatro. Radicado no Rio de Janeiro desde os anos 1970, ele teve experiências como ator, mas se sentia realizado mesmo na direção.

O dramaturgo ganhou várias premiações, entre elas o Prêmio Shell de Teatro pela peça "Incêndios". Casado com a atriz Marieta Severo, Aderbal dirigiu dezenas de espetáculos nos palcos e fez alguns poucos trabalhos na atuação.

aderbal_freire-filho_2012_tv_brasil_arte_do_artista_bastidores_03
O Arte do Artista marcou a nova vocação de Aderbal Freire-Filho: apresentador - Foto: Ana Paula Migliari/Divulgação

 Foi na TV Brasil que Aderbal Freire-Filho descobriu-se apresentador, em 2012, quando aceitou o desafio de conduzir um novo formato de programa. Com mais de 100 edições em cinco anos e quatro temporadas no ar, o Arte do Artista marcou a estreia tardia de Aderbal na frente das câmeras.  

A atração inovou na estética e no formato com uma proposta experimental ao misturar diferentes linguagens com influências da televisão, do teatro e do cinema. A proposta do Arte do Artista era empregar o conceito de obra aberta, em que a concepção é paralela à produção.

Serviço  

Maratona Arte do Artista – sexta, dia 11/8, às 22h30, na TV Brasil  

Maratona Arte do Artista – sábado, dia 12/8, às 21h30, na TV Brasil  

Recordar é TV – Aderbal Freire-Filho – domingo, dia 13/8, às 20h, na TV Brasil  

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/08/2023 - 20:05

Últimas

O que vem por aí