Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lula defende reformulação do Conselho de Segurança da ONU

Repórter Brasil Tarde

No AR em 20/09/2023 - 12:00

O presidente Lula continua em Nova York, onde participa da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta quarta-feira (20) ele tem duas reuniões importantes: com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Nessa terça-feira (19), durante a abertura da assembleia, Lula e Biden concordaram sobre a necessidade de reformular o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Brasil reivindica há anos uma cadeira permanente no conselho.

De acordo com o presidente Lula, "o Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente a sua credibilidade. Essa fragilidade decorre, em particular, da ação de seus membros permanentes que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime. Essa paralisia é a prova mais eloquente da necessidade de urgência de reformá-lo, conferindo maior representatividade e eficácia".

Sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, Lula voltou a defender o diálogo e criticou as sanções impostas à Rússia ao afirmar que elas dificultam os processos de mediação, prevenção e resolução pacífica de conflitos. O presidente brasileiro disse, ainda, que a guerra na Ucrânia mostra a incapacidade dos países de alcançar a paz.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 20/09/2023 - 16:30

Últimas

O que vem por aí