Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Taxa de desemprego no Brasil reduz para 7,8% em agosto, aponta IBGE

Repórter Brasil Tarde

No AR em 29/09/2023 - 12:00

O número de pessoas trabalhando no Brasil aumentou e a taxa de desemprego caiu para 7,8% em agosto. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Pnad Contínua é o principal instrumento para monitorar a força de trabalho no país. A chamada taxa de desocupação caiu meio ponto percentual em agosto na comparação com o trimestre anterior, de março a maio de 2023. É o menor número desde fevereiro de 2015, quando o índice estava em 7,5%.

Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a queda foi de 1,1 ponto percentual. Atualmente o Brasil tem 8,4 milhões de pessoas desocupadas. O setor que mais cresceu no trimestre foi o de serviços domésticos, com alta de 2,9%, ou seja, 164 mil novos postos.

Segundo o IBGE, o recuo do desemprego está diretamente ligado à alta do número de pessoas trabalhando. A população ocupada chegou a 99,7 milhões, um crescimento de 1,3% comparado ao trimestre anterior. Essa expansão foi observada tanto no setor formal quanto no informal, para trabalhadores com ou sem carteira assinada.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/09/2023 - 14:25

Últimas

O que vem por aí