Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério da Justiça lança plano de combate ao crime organizado

Repórter Brasil Tarde

No AR em 02/10/2023 - 12:00

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. A medida vem em meio a uma onda de violência que tomou conta de estados como a Bahia.

Nas últimas semanas, 71 pessoas morreram em confrontos na região metropolitana de Salvador. A última vítima foi uma criança de 6 anos, que morreu no fim de semana depois de ser baleada na capital baiana.

O repórter Glauco de Queiroz acompanhou o evento e tem mais informações sobre os principais pontos da ação do Governo Federal. 

O governo pretende intensificar o enfrentamento às facções criminosas com o aumento da integração entre os diferentes órgãos de segurança pública.

O plano foi elaborado nos últimos 3 meses, com participação de profissionais federais e estaduais. A ideia é priorizar ações de investigação, inteligência e descapitalização das quadrilhas.

Para isso, prevê o aperfeiçoamento dos sistemas de inteligência nos estados, com mais trocas de informação. E, ainda, mais eficiência na recuperação de recursos com origem criminosa, maior controle nos portos e aeroportos, e valorização dos recursos humanos das instituições. Serão investidos R$ 900 bilhões do Fundo Nacional de Segurança Pública e outros.

A implementação será gradual, até 2026. Durante o lançamento do programa, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, defendeu o trabalho conjunto com demais entes da Federação e falou sobre intervenções federais nos estados.

Além da criação do programa, o ministro também assinou portaria autorizando repasse de R$ 20 milhões para o enfrentamento da violência na Bahia.

E, também, envio de tropas da Força Nacional para o Rio de Janeiro. Ao todo, 300 homens vão ser mandados para o Rio.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/10/2023 - 14:30

Últimas

O que vem por aí